3
respostas

Script de backup não localizado

Ao tentar executar o arquivo "backup.sh" o sistema informa que o arquivo não foi localizado, porem ao executar os comandos "ls" e "ls -l" o arquivo é apresentado dentro do diretório "scripts", e ao executar o comando "cat backup.sh" o conteúdo do script é apresentado.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá!

Pelo que você descreveu e pela imagem fornecida, parece que o problema está relacionado à falta de permissões de execução para o script backup.sh.

Embora o comando ls -l mostre que o arquivo backup.sh existe, ele não possui permissões de execução. Para resolver isso, você pode usar o comando chmod para alterar as permissões do arquivo. Tente o seguinte comando:

chmod +x backup.sh

Isso adicionará a permissão de execução ao seu script. Depois de executar esse comando, tente rodar o script novamente com:

./backup.sh

Se tudo estiver correto, o script deverá ser executado sem problemas.

Bons estudos!

Boa tarde Lucas.

Eu já havia executado o comando "chmod" anteriormente, tanto é que quando foi executado o comando "ls -l" o "x" na primeira linha, mostra que eu teria permissão de execução, de acordo com o que eu entendi da aula.

Cara, acredito que seja o problema no shebang, ele nao ta conseguindo localizar porque voce colocou o path como: #!bin/bash mas e #!/bin/bash

tenta alterar isso e ve se funciona!

caso nao, testa um script com apenas echo "teste" e tenta rodar, pra ver se ele ta localizando o bash

[ethan@ethan-82h8 bin]$ cat backup.sh #!/bin/bash

echo "diretorio a copiar: " read diretorio_bkp

cp -rv $diretorio_bkp /home/ethan/backup echo "" echo "Backup feito com sucesso!!!"

meu script como teste, eu tambem coloquei direto o path da pasta backup.