Eu não entendi só vai funcionar como javascript quando estiver dentro da tag é?No caso quando estiver fora não vai funcionar?
Eu não entendi só vai funcionar como javascript quando estiver dentro da tag é?No caso quando estiver fora não vai funcionar?
Oi Elisiane,
Exato. Dentro de uma página html o código javascript só funciona se estiver dentro da tag script ou, como vai ser mostrado para você, ele estiver dentro de um arquivo e o mesmo for referenciado por uma tag script na página.
O inicio do mundo da programação é meio confuso, muita coisa para aprender, vai com calma e tenta sempre fazer os exercícios com o que foi sugerido e, se possível, depois que acabar, tentando modificar, para consolidar o aprendizado.
Olá minha aluna!
Elisiane, imagine que o navegador usa diferentes óculos para ler o código que você escreve e cada óculos permite que ele enxergue seu código de maneira especial.
Tudo que esta fora da tag <script>
ele usa o óculos do mundo HTML, ou seja, não entende que aquilo é um código de uma linguagem de programação, mas apenas um código HTML que, por exemplo, não podemos fazer operações matemáticas.
Tudo que estiver dentro da tag <script>
o navegador usa outro óculos, o do JavaScript e quando lê seu código o interpreta de maneira diferente. Agora, se você inverter a sintaxe, por exemplo, escrever HTML dentro da tag script e escrever código Javascript fora da TAG script seu navegador ficará doidão e não entenderá nada. Cada um no seu quadrado, como diz o ditado.
Espero ter ajudado a esclarecer essa questão.
Há ainda esse exercício que você fará que fixa isso aí:
https://cursos.alura.com.br/course/logica-programacao-javascript-html/section/1/task/23