Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Scope provided

Bom dia, galera quando o deixo uma dependência como provided no meu pom, eu preciso adicionar essa dependência no servidor de aplicação ? widfly, websphere, etc.

E quando não existir ela no meu servidor ocorre erro ou ela é empacotada dentro da pasta lib do meu EAR ?

pergunto isso porque estou utilizando uma dependencia do hibernate-validator como provided, não encontro ela no meu EAR e não adicionei ela em lugar nenhum no meu servidor e msm assim tudo funciona normalmente, segue abaixo a dependencia:

<dependency>
    <groupId>org.hibernate</groupId>
    <artifactId>hibernate-validator</artifactId>
    <version>5.3.1.Final</version>
    <scope>provided</scope>
 </dependency>

alguem poderia me explicar como funciona esse scope provided junto com o servidor de aplicação EE.

1 resposta
solução!

Olá Willian!

Quando você coloca uma dependência como provider isso significa que o ambiente de execução será o responsável por fornecer o Jar para sua aplicação utilizar.

Um servidor possui várias bibliotecas já embutidas mas se ele não tiver irá ocorrer um erro.

Se você conseguir abrir a pasta do seu servidor provavelmente haverá uma pasta chamada "lib" onde haverá o Jar da biblioteca que você está "solicitando".

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software