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Satisfação do Cliente - Entregas de TI

A satisfação dos clientes que contrataram o serviço de desenvolvimento deve sempre ser vista como fator importante para a continuidade do proejto. Mesmo em equipes de desenvolvimento internas, as áreas solicitantes são clientes e pagam pela solução que será entregue. Muitas vezes funcionários da TI tem seus custos alocados nestas áreas, portanto, é necessário sempre cuidar para que os investimentos não sejam constantemente questionados. Explicar a relevância do projeto constantemente é sinal de que as entregas não estão sendo realizadas ou que as comunicações de status do projeto estão falhas.

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solução!

Olá Fernanda!

Excelente reflexão sobre a satisfação do cliente em projetos de TI e a dinâmica com as áreas internas! Seu ponto de vista sobre as áreas solicitantes serem clientes que "pagam" pela solução e a importância de cuidar para que os investimentos não sejam questionados é muito preciso.

Você destacou muito bem que a necessidade de justificar constantemente a relevância de um projeto pode, de fato, ser um sintoma de que as entregas não estão claras, o valor não está sendo percebido ou a comunicação do status está falha. Isso se conecta diretamente com os princípios ágeis de transparência, entrega contínua de valor e colaboração com o cliente.

É ótimo ver sua perspectiva e como você conecta esses conceitos com a realidade dos projetos. Continue com essas contribuições valiosas!

Bons estudos!

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