Boa tarde,
Queria entender, na aquisição do sap e seus consultores, eu compro uma licença anual/mensal ou o sistema se torna meu?
Pergunto isso para compreensão contábil, se devo assumir como um ativo próprio da empresa ou despesa de sistema
Boa tarde,
Queria entender, na aquisição do sap e seus consultores, eu compro uma licença anual/mensal ou o sistema se torna meu?
Pergunto isso para compreensão contábil, se devo assumir como um ativo próprio da empresa ou despesa de sistema
Olá, Matheus! Seja muito bem-vindo ao fórum!
Essa é uma pergunta excelente e muito avançada, que vai direto ao coração do modelo de negócio e do impacto financeiro da aquisição de um sistema como o SAP. Parabéns pela ótima reflexão, que já conecta a tecnologia à gestão contábil!
A resposta curta e direta é: depende do modelo de contratação escolhido, pois o SAP oferece os dois formatos que você mencionou. Vamos detalhar cada um, pois eles têm implicações contábeis completamente diferentes.
Modelo 1: Licenciamento Perpétuo (On-Premise) - "O Sistema se Torna Meu"
Este é o modelo mais tradicional da SAP.
Modelo 2: Assinatura (Cloud / SaaS - Software as a Service) - "Compro uma Licença Anual/Mensal"
Este é o modelo moderno e o padrão para as novas soluções em nuvem da SAP (como o S/4HANA Cloud).
Tabela Resumo: Ativo vs. Despesa
E os Consultores?
Você mencionou muito bem "a aquisição do sap e seus consultores". Os custos com a consultoria (implementação, customização, treinamento) são um caso à parte. Geralmente, são tratados como despesa de serviço à medida que o projeto acontece. No entanto, em grandes projetos de implementação no modelo de ativo (CAPEX), parte desses custos de serviço pode ser capitalizada junto com o ativo, pois são necessários para colocar o sistema em condições de uso.
Conclusão
Para saber se o SAP é um ativo ou despesa, a pergunta-chave que a empresa deve responder é: "Estamos comprando o direito perpétuo de usar o software (Ativo) ou estamos pagando pelo serviço contínuo de usá-lo (Despesa)?"
Hoje em dia, com a forte migração para a nuvem, o modelo de assinatura (Despesa/OPEX) está se tornando cada vez mais dominante para novos clientes e produtos da SAP.
Caso essa resposta tenha sanado sua duvida a respeito do modelo, peço para que marque o tópico como concluído!✅
Parabéns pela pergunta e ótimos estudos!