1
resposta

Samba4

Olá! Gostaria de saber qual a formação mais indicada para aprender a criar e administrar domínios, políticas de usuários e computadores, GPO e LCA, além de firewalls IPtables e proxy, preferencialmente o Squid, qual dos cursos ou formações seria o mais indicado para que eu curse? Desde já agradeço a quem se disponibilizar a me orientar, garto!!!

1 resposta

Olá, Luciano!

Que ótimo que você está interessado em expandir seus conhecimentos em administração de redes e servidores! Para aprender a criar e administrar domínios, políticas de usuários e computadores, além de gerenciar firewalls e configurar um proxy, eu recomendaria cursos que abranja tanto administração de sistemas Linux, quanto redes e segurança, já que você vai lidar com Samba4, que é uma implementação de servidor de arquivos e serviços de domínio SMB/CIFS para Linux.

Vou deixar algumas indicações:

1. Administração de Sistemas Linux: Cursos que abordem desde o básico até o avançado em Linux, com foco em administração de servidores. Isso é essencial para trabalhar com IPtables e Squid. Temos essa formação de Começando em Linux

2. Administração de Redes: Cursos que cubram conceitos de redes, incluindo configuração de firewalls e proxies. Tem essa formação de Redes de computadores

3. Segurança de Redes: Para entender melhor as práticas de segurança ao configurar firewalls e políticas de acesso. Tem essa formação de Segurança, firewall, redes

Uma combinação desses cursos te dará uma base sólida para alcançar seus objetivos. Peguei as formações presentes na plataforma, não encontrei nada específico de Samba4, mesmo assim, os conhecimentos adquiridos nesses cursos ajudarão a entender e implementar um ambiente com ele.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!