1
resposta

Salvar arquivo Illustrator

Qual formato salva o arquivo no illustrador para ser compatível com o photoshop e vice versa? Ou é qualquer um?

1 resposta

Olá, Natália

Tudo bem?

O Photoshop e o Illustrator tem compatibilidade relativa. Ou seja, como são softwares com naturezas diferentes, você vai conseguir certa interação entre os arquivos, mas não vai conseguir fazer as mesmas coisas em ambos os ambientes.

No Illustrator você consegue abrir arquivos .psd (o formato proprierátio da Adobe para o Photoshop) de duas maneiras

Abrir

Em Arquivo > Abrir (File > Open). Nessa opção você verá a tela a seguir:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Note que há duas alternaticas de como o Illustrator vai interpretar o documento. Em Convert Layers to Objects o software vai reconhecer as camadas do Photoshop e transformá-las em objetos. Então, texto, cores, gradientes e demais objetos serão abertos sem muito problemas e poderão ser editados (deletados, redimensionados, reposicionados) com certas limitações. Funcionalidades mais complexas, como camadas de ajuste e filtros serão perdidos no processo e o visual do documento será diferente, já que eles vão desaparecer. Em Flatten Layers to a Single Image, o programa vai comprimir todas as camadas numa única imagem. Deste modo, não haverá mais qualquer capacidade de edição, mas o resultado que você via no Photoshop será mantido exatamente como era no Illustrator, sem perdas.

Inserir

Em Arquivo > Inserir (File > Place). Aqui o resultado da importação é o mesmo de Flatten Layers to a Single Image: seu documento do Photoshop será interpretado como uma imagem chapada.

No Photoshop

Já no Photoshop, indo em Arquivo > Abrir (File > Open) você vai ter a seguinte tela para abrir os arquivos .ai (próprio do Illustrator):

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Nela, há diversas maneiras de se abrir o documento e as configurações de como isso será feito. De qualquer maneira, o Photoshop não reconhece os caminhos, camadas e demais objetos que existirem no arquivo. Ele será processado como uma imagem chapada.

Espero ter ajudado!

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software