Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Salvando campos do formulário após o submit

Eai galera,

Eu tenho um formulário de cadastro grande e toda vez que realizo o submit o php verifica possíveis campos vazios, caso encontre um ele gera um erro que é salvo na sessão e eu volto para tela de cadastro exibindo o erro.

O problema é que quando eu volto para tela de cadastro todos os cambos antes preenchidos é obviamente apagado. Para isso eu eu resolvi salvar cada campo em cookie.

Então basicamente enquanto o formulario esta gerando erros os campos são salvos em cookies, no momento que o formulario não tem erros e é salvo no banco de dados eu apago esses cookies.

Está funcionando, mas por ser um formulário grande eu realmente gastei um bom tempo pra fazer isso e foi bem trabalhoso. Existe alguma forma mais simples ou automática de fazer isso? (utilizando php puro)

2 respostas
solução!

Oi Felipe.

Infelizmente não consigo pensar em uma forma de encurtar seu trabalho (sem uso de frameworks para tal). O que pode ser feito é diminuir a quantidade de requisições para o servidor. Porque a cada vez que o usuário faz o submit os dados são verificados no backend. E não tem problema, na verdade as boas práticas dizem que consistência de dados deve ser feita no backend, nunca usando HTML ou JavaScript.

Mas ao limitar tamanho dos inputs, ao se fazer uso do JavaScript para corrigir o usuário ou o input que ele realiza, utilizando plugins do JavaScript ou jQuery para formatar datas, etc, você reduz a quantidade de vezes que o usuário tem que voltar para corrigir os erros e ter que fazer submit novamente.

Afinal, quanto menos requisições, melhor. Mas a consistência dos campos necessários sempre deve ser feita, até porque tudo no frontend pode ser alterado a gosto do usuário então nunca confie.

Pode ser que alguém mais tenha uma ideia de encurtar seu trabalho, mas não consegui pensar.

Obrigado Tomás, Ajudou bastante.