1
resposta

Salvamento de Vídeo em projeto Django

Tenho um projeto django, com banco de dados mongoDB, que possui um model Envios, que tem um campo FileField para receber vídeos. Entretanto, não sei onde salvar esses vídeos, visto que todos os exemplos usando FileField possuem um "upload_to" salvando em uma pasta do projeto. Gostaria de salvar os vídeos diretamente no banco de dados, entretanto não sei se essa seria a melhor opção. Podem me ajudar pleaseee?=)

1 resposta

Olá Felipe!

Peço desculpas pela demora em obter um retorno

Salvar arquivos de vídeo diretamente no banco de dados pode não ser a melhor abordagem em termos de desempenho e escalabilidade, especialmente quando se trata de grandes arquivos de vídeo. Isso pode levar a problemas de performance e aumentar o tamanho do banco de dados de maneira significativa.

Uma abordagem mais recomendada é salvar os arquivos de vídeo no sistema de arquivos do servidor e, em seguida, armazenar o caminho do arquivo no banco de dados. O Django facilita essa abordagem com o campo FileField, permitindo que você especifique o diretório onde os arquivos serão salvos usando o argumento upload_to.

Se você ainda deseja armazenar os vídeos no banco de dados, o Django possui um campo chamado BinaryField, que permite armazenar dados binários, como arquivos, diretamente no banco de dados. No entanto, essa abordagem também pode ter desvantagens em termos de desempenho, especialmente para arquivos grandes.

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!