Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Saída no console

Pessoal, bom dia.

Meu arquivo apresenta o seguinte código:

<?php

$idade = 35;
$idadeDaqui10Anos = $idade + 10;

echo $idadeDaqui10Anos;

A saída no console vem como "45%", com o % em fundo branco. O sistema é POP_Os, derivado do Ubuntu.

Alguém sabe dizer o motivo?

3 respostas
solução!

Olá Carlos!

O símbolo “%” que você está vendo pode ser um caractere de fim de linha que está sendo exibido pelo seu terminal. Isso pode acontecer quando o comando “echo” não é seguido por um caractere de fim de linha.

Para resolver esse problema, você pode tentar utilizar a função printf em vez do echo para exibir o resultado.

A função printf permite formatar a saída de acordo com um padrão específico. No seu caso, você pode usar o seguinte código:

<?php

$idade = 35;
$idadeDaqui10Anos = $idade + 10;

printf("%d", $idadeDaqui10Anos);

Dessa forma, o resultado será exibido como um número inteiro, sem caracteres especiais.

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Victor, obrigado pela atenção.

Mas também não deu certo. Quando eu faço a impressão no console, eu preciso dar uma quebra de linha, ou concatenar com PHP_EOL, senão a impressão continua vindo com o % em fundo branco na tela.

Mas agora que eu percebi que é este problema, vou deixar a última linha do código com estes comandos. Eu só gostaria de entender o porquê.

Olá Carlos!

Acredito que agora que você encontrou quando acontece o erro, podemos deduzir que o problema está relacionado ao terminal em si ou à linguagem. Isso ocorre porque o caractere de porcentagem é usado como um caractere especial para formatar strings em PHP. Ele indica que o próximo caractere na string deve ser tratado como um caractere de formatação. Se você não especificar um caractere de formatação após o caractere de porcentagem, ele será impresso na tela. Portanto, na ausência de formatação, como quebra de linha, ele aparece indicando a falta de formatação ou sendo ele mesmo a formatação. Acredito que seja nessa linha a origem do problema.

Abraços Carlos!