Bom dia! Tudo bem? Eu entendi que RuntimeException não verifica compilador e Exception verifica o compilador para fazer o tratamento, minha dúvida é em qual momento eu devo usar uma das duas no meu código?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia! Tudo bem? Eu entendi que RuntimeException não verifica compilador e Exception verifica o compilador para fazer o tratamento, minha dúvida é em qual momento eu devo usar uma das duas no meu código?
Oie Paloma, tudo bem com você?
A RuntimeException e suas classes filhas são consideradas unchecked exceptions, ou seja, não precisam ser tratadas, ocorrem em tempo de execução e são utilizadas para erros irrecuperáveis.
A Exception e suas classes filhas (tirando a RuntimeException) são consideradas checked exceptions, ou seja, você é obrigado a fazer o tratamento delas e são utilizadas para erros recuperáveis.
Portando ao se perguntar qual tipo de exception usar, faça a seguinte pergunta:
"Quero dar a chance a quem chama meu código de tratar o possível erro?"Se a reposta for sim, você deve usar uma checked exception.
E quando o problema se tratar de um erro irrecuperável, nós devemos usar as unchecked exceptions, pois nós não queremos dar a chance desse código ser tratado, deu erro e é isso. Geralmente as unchecked exceptions acontecem por culpa do programador, como permitir que o usuário entre com input do numero 0 para uma variável de idade por exemplo, nessa situação o compilador retornaria uma "NullPointerException", ou seja, essa variável não pode receber o valor 0, e o código não deve permitir que isso aconteça.
Se tiver interesse em entender melhor sobre o tema, temos um artigo muito bom feito no blog da Caelum, inclusive usei de base o que foi dito lá para te responder. Clique aqui para ir para o artigo.
Espero que eu tenha ajudado, qualquer dúvida ou problema fico a disposição :)
Bons estudos!
Olá Igor, bom dia, tudo ótimo e com vc ? Sua explicação foi perfeita, bem esclarecedor, obrigada pelo artigo .