1
resposta

runc create failed: unable to start container process: error during container init: error mounting

Estou utilizando o docker-compose.yaml disponibilizado pelo curso, e recebendo o seguinte erro, após executar: docker-compose up -d

Error response from daemon: failed to create shim task: OCI runtime create failed: runc create failed: unable to start container process: error during container init: error mounting "/home/andreguima/DevOps/Prometheus/prometheus-grafana/nginx/nginx.conf" to rootfs at "/etc/nginx/nginx.conf": mount /home/andreguima/DevOps/Prometheus/prometheus-grafana/nginx/nginx.conf:/etc/nginx/nginx.conf (via /proc/self/fd/6), flags: 0x5000: not a directory: unknown: Are you trying to mount a directory onto a file (or vice-versa)? Check if the specified host path exists and is the expected type
1 resposta

Olá, André.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Pelo que entendi, você está tentando executar o comando docker-compose up -d e está recebendo o seguinte erro: "runc create failed: unable to start container process: error during container init: error mounting". Esse erro ocorre quando há um problema ao montar um arquivo ou diretório dentro do contêiner.

Pelo contexto que você compartilhou, parece que o problema está relacionado ao arquivo nginx.conf que está sendo montado no contêiner do Nginx. O erro menciona que o caminho "/home/andreguima/DevOps/Prometheus/prometheus-grafana/nginx/nginx.conf" não é um diretório.

Verifique se o caminho do arquivo nginx.conf está correto e se o arquivo existe no local especificado. Além disso, certifique-se de que o caminho que você está tentando montar é um arquivo e não um diretório.

Se o arquivo estiver no local correto e o caminho estiver correto, pode ser que haja algum problema de permissões ou de configuração do Docker. Nesse caso, sugiro verificar as permissões do arquivo e também as configurações do Docker para garantir que tudo esteja configurado corretamente.

Espero que essas dicas possam ajudar a resolver o seu problema. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!