1
resposta

Muito bom o conteúdo, professor. Apenas pra trazer um contraponto, alguns pontos citados pelo professor que IA faz mal hoje já vejo que algumas já evoluíram, por ex no Windsurf dá pra evitar que a IA faça a mesma coisas de vários jeitos ensinando regras que ela deve seguir como padrão em todas as respostas. Essas regras podem ser comitadas pro código geral (rules) ou mesmo valerem só pra aquele desenvolvedor (memories).

1 resposta

Boa, Vanessa! E vc tá certíssima — rules no Windsurf, .cursorrules no Cursor, CLAUDE.md no Claude Code... essas ferramentas evoluíram muito justamente nisso.
E o legal é que o que vc tá fazendo aí já é context engineering na prática. Quando chegar na aula sobre isso, vc já vai estar em casa.

O ponto que vale ficar de olho é que sem essas regras configuradas, o modelo continua na loteria. A evolução tá mais na capacidade que a gente ganhou de guiar do que no modelo adivinhar melhor sozinho.