Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Ruby no mac

Segundo o instrutor o ruby ja vem pré instalado no MacOs mas ao digitar o comando teste que ele menciona (ruby -v) no video, somente retorna a mensagem de:

-bash: ruby -v: command not found

8 respostas

Oi Diego,

Você tem instalado o command line tools do Xcode? Se não tiver rode o comando xcode-select --install no Terminal que ele vai instalar e aí você conseguirá usar o Ruby.

Abraço!

achei outros métodos aqui na internet e acabei instalando o Xcode, em seguida um Homebrew e seguindo os passos consegui instalar o ruby.

Porem, travei de novo. Ao dar o comando de ( Ruby maior_ou_menor.rb) no terminal, ele me da a mensagem de: ruby: No such file or directory -- maior_ou_menor.rb (LoadError)

obs; ja tenho um arquivo de texto na pasta de documentos com esse titulo, e verifiquei se a terminação dele esta em .RB ao invés de RTF como estava de padrão.

Oi Diego,

Dá uma conferida se o arquivo está no mesmo diretório que você está rodando o comando.

No terminal digite ls e veja se o arquivo maior_ou_menor.rb aparece listado no diretório atual.

Abraço!

hun... acho que devo estar cometendo algum erro então. ao dar o comando de LS ele retorna:

Diegos-MacBook-Pro:~ diegocandid$ ls Applications Downloads Pictures Creative Cloud Files Library Public Desktop Movies Documents Music Diegos-MacBook-Pro:~ diegocandid$

To seguindo o passo a passo do video mas não to achando onde estou me perdendo . Eu entendi onde estou errando e o que vc quer me dizer. Só não estou conseguindo realizar.

Oi Diego,

Entra então no diretório que você salvou o seu arquivo mais_ou_menos.rb e execute o comando para rodá-lo novamente.

Para entrar no diretório é só fazer cd caminho_para_o_diretorio.

Abraço!

Ainda não.... Pra não ter erro coloquei o arquivo em dois diretórios. Primeiro na raiz dos Documents e depois no Desktop. Segue os prints do passo a passo:

1 TENTATIVA DESKTOP:

Diegos-MacBook-Pro:desktop diegocandid$ ruby maior_ou_menor.rb maior_ou_menor.rb:1:in `': uninitialized constant Maior_ou_menor (NameError) Diegos-MacBook-Pro:desktop diegocandid$

SEGUNDA TENTATIVA DOCUMENTOS

Diegos-MacBook-Pro:~ diegocandid$ cd documents Diegos-MacBook-Pro:documents diegocandid$ ls Adobe Documentos (Antiga) - Diego’s MacBook Pro Pasta Sem Título Programação Ruby Project64 2.1 maior_ou_menor.rb Diegos-MacBook-Pro:documents diegocandid$ ruby maior_ou_menor.rb maior_ou_menor.rb:1:in <main>': undefined local variable or methodmaior_ou_menor' for main:Object (NameError) Diegos-MacBook-Pro:documents diegocandid$

....

Oi Diego,

Posta como está o código do seu arquivo maior_ou_menor.rb?

Abraço!

solução!

Ola, vamos la. Vou tentar explicar o que esta acontecendo.

Primeiro fiz conforme o video e as instruções. Abri um novo arquivo de texto e nomeei ele para maior_ou_menor.rb, mas ao salva-lo, ele ficava com a extensão .rtf. E também quando eu usava o comando ruby -v ele dava aquela mensagem de erro.

Pesquisei algumas coisas na internet e disseram para eu baixar o Xcode e baixar diretamente por um site a nova versão do Ruby. Fiz isso.

Dando sequencia tentei os primeiros procedimentos novamente. Agora sim eu consegui transformar aquele arquivo de texto em extensão rb. Ficando assim: Maior_ou_menor.rb.

Fui seguindo os procedimentos novamente, e conforme você me orientou eu não estava acessando a pasta local de onde estava o arquivo. Mas mesmo com suas instruções ainda não esta funcionando. Será que meu computador esta com algum tipo de proteção ou restrição de uso no terminal?

Segue abaixo o texto contido dentro do arquivo maior_ou_menor.rb que esta localizado dentro da pasta documentos: (uma observação é que quando abro o arquivo agora ele não abre mais como bloco de notas, mas sim no Xcode):

Titulo do arquivo: maior_ou_menor.rb

Corpo Linha 1 : maior_ou_menor.rb

Corpo Linha 2: puts "bem vindo ao jogo"

................

Vou descrever o passo a passo do que estou fazendo.

1- Abri o terminal e o arquivo Maior_ou_menor.rb > dou o comando LS no terminal > ele abre uma descrição de todas as minhas pastas, como downloads, library, desktop, documents > dou o comando LS Documents > Ele mostra todos os arquivos que tenho dentro da pasta, inclusive o Maior_ou_menor.rb > dou o comando Ruby maior_ou_menor.rb > ele me retorna a mensagem a baixo:

Diegos-MacBook-Pro:~ diegocandid$ ruby maior_ou_menor.rb ruby: No such file or directory -- maior_ou_menor.rb (LoadError) Diegos-MacBook-Pro:~ diegocandid$