não consegui instalar o Ruby. e não consegui abrir o programa Ruby no meu computador.
não consegui instalar o Ruby. e não consegui abrir o programa Ruby no meu computador.
Oi Felipe, tudo bem? Pode me dizer por fazer que sistema operacional está usando?
Bom dia Felipe,
Então, seu programa com a extensão .rb (ruby) não será interpretado de forma direta, pois o seu computador não tem o Ruby instalado de fabrica (excluindo os Mac`s).
Se você possui um computador com o sistema operacional Windows, tente realizar a instalação seguindo os passos indicados no exercício!
Se você possui um sistema linux, existe uma documentação oficial explicando como instalar: https://www.ruby-lang.org/pt/documentation/installation/
Qualquer duvida, volte a comunicar que tentaremos lhe ajudar!
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!
Oi Daniel, tudo bem? Peço que tenha cuidado com alguns termos. O Ruby essencialmente não é uma linguagem compilada, é interpretada, assim como PHP. Isso é só uma observação.
Bons estudos.
Opá Wanderson, obrigado pela correção!
Achei que era baixado o compilador, mas é apenas o interpretador!
Abraços e bons estudos!
Olá, Felipe.
Só para garantir que o ruby está devidamente instalado em seu computador, rode:
ruby -v
O comando acima apenas retorna a versão do interpretador instalada em seu sistema. O resultado esperado aqui é alguma coisa parecida com isso:
▶ ruby -v
ruby 2.3.1p112 (2016-04-26 revision 54768) [x86_64-darwin15]
Após seguir o tutorial (dependendo do seu sistema operacional), lembre-se que é preciso indicar para o interpretador ruby qual arquivo rodar. Em outras palavras, execute o seguinte comando (de dentro da pasta onde o arquivo se encontra):
ruby nome_do_seu_arquivo.rb