Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Rotina para envio de email com condição BD

Boa tarde, primeiramente parabens pelos cursos. São de grande qualidade.

Tenho uma curiosidade que ainda nao foi abordado em nenhum dos cursos que fiz. Queria ter um sistema que enviasse emails de forma automatica e recorrente de acordo com alguma condição que tenho no meu banco de dados....

Exemplo, tenho uma tabela tarefa com as colunas: responsavel, prazo, descricao e status:

Queria que todo dia o sistema disparasse um email para o responsavel enquanto não chegasse no prazo e o status fosse diferente de concluido ... como faria isso ? Alguem tem um norte para eu começar a pesquisar sobre ?

4 respostas

Na minha hospedagem teme um ambiente chamado: "Tarefas Cron"

Ele pede o local de um comando de execução "um arquivo php" que esta dentro do meu servidor ...

Pede tambem a periodicidade e a hora que vai ocorrer .... Seria isso ? no meu arquivo eu coloco o script para fazer essa consulta e ir enviando os emails ?

solução!

Oi Yago, sim, essa é a solução mais simples. Sua hospedagem mesmo vai cuidar da execução do arquivo e neste arquivo você escreve o que deseja fazer, o passo a passo, consultar, mandar os emails, etc.

Obrigado, Waderson.

Existe outros metodos conhecido ?

Existem gambiarras conhecidas.

Ex: você criar o script do mesmo jeito que já vai fazer e colocar alguma coisa para fazer o request para o script de tempos em tempos.

Você pode usar o comando exec do PHP pra programar o comando. Mas isso vai ser equivalente a digitar o comando no terminal. (só vai que estar em código PHP pra ser executado pelo bash).

A questão é que o Cron é um agendador de tarefas do unix/linux até onde sei, não é do PHP.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software