3
respostas

Rotina do sono

Tenho dificuldade em dormir antes das 23hs. Tenho q aguardar 1,5 h a 2 hs após o jantar para deitar devido ao problema de refluxo. Meu jantar é as 21 ou 21:30 hs devido às atividades que faço no centro religioso segunda, terça e quarta das 19 às 20 ou 21 hs e não dá tempo de jantar antes. Preciso levantar no máximo às 6:30 para entrar às 7:30 no trabalho. No entanto, não tenho conseguido levantar antes das 7 hs. Sempre acordo ainda com sono e me sentindo sem energia. Ademais tenho dificuldade em pegar no sono e de desligar de alguns problemas. Gostaria de iniciar nova rotina mas ainda não sei como resolver o horário do jantar face as atividades que mencionei.

3 respostas

Cara, essa rotina do dia-a-dia realmente dificulta nossa vida né, mas podemos usar estratégias para encaixar as atividades que promovem mais bem estar.

Com relação a janta, você pode optar por uma refeição mais leve, para dormir saciado e o corpo já ir desacelerando. Tenta evitar o uso de telas antes de dormir, mas se não conseguir, coloca uma série de tv bem tranquila, que não exija sua atenção. Não abra emails, senão vai ficar estressado sendo que só poderá resolver as coisas no dia seguinte.

Outra coisa que ajuda muito é atividade física. No começo é dificil mas coloque metas pequenas. Se exercite duas vezes na semana, com espaçamento de dias entre 2 e 3 dias. E vai encurtando até chegar ao ponto de fazer mais que 4 vezes na semana.

Valeu Thiago, obrigado pelas dicas.

Ola Edson, eu sigo mais ou menos as dicas passadas pelo Thiago. Acordo as 4h para ir a aula e chego em casa por volta das 20h30. Com os trabalhos para entregar na faculdade, nem sempre consigo cumprir... mas basicamente: Eu chego em casa, faço exercício (ou treino na academia), Janto algo leve, tomo um banho morno e me programo para não ver tela alguma antes das 22h, ao me deitar, eu leio um livro (acho que a chave na leitura antes de dormir, é não ser um livro do qual você tenha pressa para terminar ou que desperte tanto sua curiosidade). Então já enquanto estou lendo, sinto sono e durmo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software