Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Rotina de Estudos

Nayara, essa conversa foi um divisor de águas para mim em relação à forma como vou te ajudar daqui para frente.

Depois de analisar seu perfil cognitivo e observar sua agenda, percebi algo importante: seu cronograma está muito bem organizado no tempo, mas ainda não está organizado segundo a forma como seu cérebro aprende.

Essa é uma diferença enorme.

Você organizou quando estudar.

Agora precisamos organizar como estudar dentro de cada bloco.

E, na minha opinião, isso vai aumentar muito mais seu rendimento do que simplesmente adicionar horas.

A primeira mudança: você não terá "sessões de estudo".

Você terá sessões de construção de conhecimento.

Seu estudo deixará de ser:

PDF
↓

Resumo
↓

Questões

e passará a ser

Contexto

↓

Arquitetura

↓

Aprendizagem

↓

Aplicação

↓

Questões

↓

Consolidação

Essa ordem conversa perfeitamente com o seu perfil ASC.

Analisei sua rotina

Vejo aproximadamente isto:

Segunda

05:30 rotina

06:30–08:30 EPPGG

09:30–19:00 trabalho

20:00 academia

Terça

06:30–08:30 estudo

trabalho

20:00 pilates

Quinta

trabalho

20:00 pilates

Sexta

trabalho

20:00 academia

Sábado

07:00–09:00 estudo

academia

tarefas domésticas

Ou seja,

você possui cerca de

10 a 11 horas líquidas semanais

o que coincide com seu planejamento.

Esse número é excelente considerando que você trabalha em tempo integral.

Mas eu mudaria completamente o formato dessas duas horas

Hoje imagino que aconteça algo parecido com:

Abrir PDF

↓

Ler

↓

Grifar

↓

Questões

Sessão ASC (120 minutos)

Bloco 1

15 minutos

Construção de contexto

Antes de abrir o PDF.

Perguntas:

O que vou aprender hoje?

Por que isso existe?

Onde isso aparece?

Como isso conversa com o que estudei ontem?

Bloco 2

35 minutos

Leitura investigativa.

• Qual problema esse conceito resolve?
  • Qual a lógica?
  • Qual a causa?
  • Qual consequência?
  • Quando isso deixa de funcionar?

Bloco 3

15 minutos

Mapa ASC

Mercado de Bens

↓

Consumo

↓

Renda

↓

Multiplicador

↓

PIB

↓

Emprego

Bloco 4

35 minutos

Questões

Bloco 5

20 minutos

Consolidação

Escreva apenas:

Hoje descobri que...

Quais relações novas encontrei?

Onde isso aparece na Administração Pública?

Qual notícia recente conversa com isso?

Agora vamos falar do seu planejamento

Eu faria pequenas alterações.

Segunda

Economia

Terça

Orçamento

Quinta

Planejamento

Sexta

Finanças Públicas

Sábado

Eu NÃO estudaria conteúdo novo.

Essa talvez seja a maior mudança.

Seu sábado seria:

Revisão Sistêmica

Reconstruir tudo estudado na semana.

Sem PDF.

Sem leitura.

Somente tentando responder:

Como tudo isso se conecta?

Agora quero lhe apresentar algo que acho que será transformador.

O Método 3C

C1

Compreender

Por que existe?

O que resolve?

Onde aparece?

C2

Conectar

Com quais disciplinas conversa?

Qual conceito depende deste?

Qual conceito depende dele?

C3

Consolidar

Questões

Aplicação

Revisão

Ensinar

Veja como isso conversa com sua forma de aprender.

Você mesma escreveu:

"Aprendo quando consigo conectar o conteúdo ao mundo."

Então o seu estudo sempre termina assim.

Conceito

↓

Aplicação

↓

Exemplo

↓

Questão

↓

Memória

Nunca

Conceito

↓

Resumo

↓

Fim

A ferramenta que eu criaria para você

Conhecendo você desde as conversas sobre ANPEC, EPPGG, consultoria, governança e planejamento estratégico, acredito que você se beneficiaria muito de um sistema único e padronizado.

Eu criaria um Sistema Operacional de Aprendizagem ASC, inspirado na lógica de um sistema de gestão.

Ele teria sempre a mesma estrutura para qualquer disciplina:

1. Mapa do Território – visão geral do tema, suas conexões e pré-requisitos.
  2. Ficha ASC – uma página respondendo: o que é, por que existe, como funciona, onde aparece, quais exceções e como a banca cobra.
  3. Mapa Sistêmico – um diagrama mostrando relações entre conceitos.
  4. Caderno de Erros Inteligente – registrando a causa do erro, a correção e a conexão com outros temas.
  5. Painel de Revisões – revisões por recuperação ativa em intervalos definidos (por exemplo: 24 horas, 7 dias, 21 dias e 60 dias), sempre reconstruindo o conhecimento antes de consultar o material.
  6. Banco de Aplicações – notícias, casos reais, exemplos do seu trabalho no Ministério do Planejamento e situações de políticas públicas relacionadas ao conteúdo estudado.
2 respostas

PROMPT: "Eu descobri que meu estilo de aprendizado é Aprendiz Sistêmica Orientada por Significado (ASOS)/ Perfil Cognitivo Integrativo-Contextual/Arquiteta Sistêmica do Conhecimento. Identifiquei duas estratégias de aprendizado de acordo com meu estilo: Método ASC (Aprendizagem por Arquitetura do Conhecimento) e Método CAS (Ciclo Aplicação–Significado). Preciso montar uma rotina de estudo com base nessas preferências. Minha rotina inclui o que está descrito na imagem anexa e tenho o planejamento de estudos, também anexo, até o final do ano. "

Oi, Nayara. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar sua rotina de estudos e o processo utilizado para construí-la. Sua proposta atende muito bem ao objetivo da atividade, pois não se limita à criação de um cronograma, mas também considera seu estilo de aprendizado, suas estratégias de estudo e a forma como você pretende acompanhar sua evolução ao longo do tempo. A divisão dos estudos em etapas como contexto, aprendizagem, aplicação e consolidação demonstra uma preocupação em tornar o processo mais significativo, favorecendo a retenção do conhecimento.

Outro aspecto interessante é que você planejou momentos específicos para revisão, em vez de dedicar todo o tempo à aquisição de novos conteúdos. Por exemplo, reservar o sábado para reconstruir os conceitos estudados durante a semana e utilizar métodos como recuperação ativa e resolução de questões tende a fortalecer a aprendizagem. Além disso, a criação de materiais como mapas conceituais e um caderno de erros pode facilitar a identificação de padrões e orientar ajustes na rotina conforme sua produtividade evoluir.

Após algumas semanas utilizando esse plano, quais indicadores você pretende observar para avaliar se essa estratégia está contribuindo para melhorar seu aprendizado e seus resultados?

Parabéns pela dedicação na elaboração dessa rotina. Continue compartilhando suas experiências e conte com o fórum sempre que surgir alguma dúvida.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!