5
respostas

Rotina de Aprendizagem com métodos

Pra não fadigar o cérebro e me manter motivado, procuro seguir a rotina de estudas 6 dias na semana e usar o domingo para descansar e ficar no modo difuso.

Aprendi que ficar em uma rotina de muitas horas de estudos sem intervalo ou descansos podem me desmotivar em algum momento, alternando entre modo focado e difuso, consigo medir melhor meu aprendizado com mais qualidade sem atropelar etapas e alcançando resultados mais satisfatórios, retendo a maior parte das informações.

5 respostas

Além do descanso semanal e das pausas durante o período de estudo, é muito importante ter em mente que o estudo não é uma habilidade inata, mas um hábito que se aperfeiçoa com o tempo. Para mim a o aumento gradual do tempo de estudo, não esquecendo das pausas, me ajuda a aumentar o meu foco e engajamento com o conteúdo estudado. Além do de separar um dia na semana para descanso, faço uma rápida revisão do conteúdo estudado na semana.

Outro aspecto que tem me ajudado a não fadigar é realizar uma boa alimentação antes do inicio do estudo e no caso do período de estudo ser maior do que 2 horas, sempre consumo alimentos "doces", uma fruta, granola ou um iogurte; mantendo meu sistema nervoso estimulado pelo consumo desses alimento energéticos.

Parabéns pelas exposições aqui postadas, concordo e o descanso é tão importante principalmente para estimular nosso lado criativo e imaginação. O cérebro também precisa se sentir livre. E cuidado com os exageros pois podemos acabar com um burnot. E claro uma boa alimentação e exercícios físicos são sempre recomendados com a mesma frequência que os estudos.

É tudo questão de prática e conhecer a si mesmo para entender quais são os pontos fortes e fracos que temos, alem de saber em que hora do dia nosso cérebro consegue ser mais eficiente. Assim conseguimos planejar nosso dia sem deixá- lo fatigante e insatisfatório .

Muito obrigado por dividir conhecimento conosco :-D

Isso é verdade, acredito que realmente devemos estudar, mas também devemos ter um tempo para nós divertir, sair com os amigos.