Considerando a minha rotina administrativa:
- Atividade no modo focado – Elaboração de encaminhamento administrativo
Atividade: Análise de um documento recebido e elaboração de encaminhamento para a chefia.
Modo focado: Concentração exclusiva na leitura do documento, identificação do assunto principal, conferência de informações e elaboração do texto de encaminhamento, evitando interrupções.
Análise: O modo focado permite compreender melhor as informações do documento, identificar prazos e providências necessárias e produzir um encaminhamento mais objetivo e correto, reduzindo o risco de erros.
Conclusão: A atividade foi realizada de forma mais rápida e precisa, com um texto adequado ao padrão administrativo e às informações apresentadas no documento.
- Atividade no modo difuso – Organização e planejamento das demandas administrativas
Atividade: Organização das demandas administrativas pendentes e definição das prioridades de atendimento.
Modo difuso: Após o período de concentração nas tarefas, afastar-se momentaneamente da atividade para permitir uma reflexão mais ampla, relacionando as diferentes demandas, prazos e prioridades.
Análise: O modo difuso possibilita visualizar as atividades de maneira mais abrangente, perceber relações entre demandas e encontrar soluções ou prioridades que podem não ser identificadas durante a concentração em uma única tarefa.
Conclusão: A utilização do modo difuso contribuiu para organizar melhor as demandas, estabelecer prioridades e planejar a execução das atividades de forma mais eficiente.
Comparação e reflexão sobre os modos focado e difuso
Ao comparar as experiências, percebi que o modo focado foi mais eficaz para atividades que exigem atenção, organização e precisão, como a análise de documentos e elaboração de encaminhamentos administrativos. Já o modo difuso contribuiu para observar as demandas de forma mais ampla, permitindo identificar novas possibilidades e soluções.
Para resolver problemas complexos, o modo focado foi mais eficaz inicialmente, pois permitiu analisar detalhadamente as informações. Entretanto, o modo difuso foi importante para encontrar novas perspectivas e alternativas para o problema.
O modo difuso foi o que mais ajudou a gerar novas ideias, pois permitiu afastar-me momentaneamente da tarefa e pensar sobre ela de maneira diferente.
No dia a dia, pretendo utilizar os dois modos de forma complementar: modo focado para executar tarefas que exigem concentração e precisão, e modo difuso para refletir, planejar, buscar soluções e estimular a criatividade. Dessa forma, posso melhorar tanto minha produtividade quanto minha capacidade de solucionar problemas e inovar.