1
resposta

Roteiro para uma apresentação

Tema: Desafios enfrentados na mudança da área da saúde para à administrativa

Personagem: Penha, 41 anos. Formação técnica em enfermagem e graduação em Administração, anos depois.

Tensão: Pedir demissão da empresa que trabalhava a 9 anos para iniciar num novo trabalho em outra área de atuação.

Nível de detalhamento: Depois de muitos anos trabalhando na área da saúde, Penha sentia uma necessidade de buscar algo novo, um novo desafio. Foi nesse contexto que resolveu fazer uma graduação em outra área, de administração. Logo em seguida passou num concurso púbico e foi convocada. Aos 38 anos mudou de área, enfrentando os desafios do novo emprego.

Resolução: Por mais que adorasse trabalhar na empresa, Penha sentia que já havia comprido com sua contribuição para com ela e com seu trabalho. Mudar lhe tiraria da zona de conforto e lhe proporcionaria novos conhecimentos. No início não foi fácil, mas com dedicação e empenho ela se sente feliz com a mudança.

1 resposta

Oi, Penha! Como vai?

Gostei muito da estrutura que você criou para a sua apresentação. Inclusive, com base no que você disse, um roteiro possível seria:

• Comece se apresentando: "Olá, sou Penha, tenho 41 anos. Minha jornada começou na área da saúde, onde me formei como técnica em enfermagem. Após muitos anos de dedicação, percebi que era hora de explorar novos horizontes e me graduei em Administração."

• Crie uma conexão emocional com o público: "Depois de nove anos em uma empresa que eu adorava, senti que minha missão ali estava cumprida. Decidir mudar de área não foi fácil. Enfrentei o medo do desconhecido e a insegurança de deixar uma carreira já consolidada."

• Fale sobre o processo de transição: "Aos 38 anos, fui aprovada em um concurso público na área administrativa. Os primeiros dias foram desafiadores: tive que aprender novas habilidades e adaptar todo o conhecimento que eu já tinha para um ambiente completamente novo."

• Finalize com uma mensagem positiva: "Hoje, com muita dedicação e esforço, me sinto realizada com a mudança. Essa transição me proporcionou um enorme crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Aprendi que sair da zona de conforto pode ser assustador, mas é também uma oportunidade incrível de crescimento e aprendizado."

No meio disso tudo, você também pode adicionar exemplos dos desafios que enfrentou e como conseguiu superá-los, ou compartilhar momentos de dúvida e como encontrou motivação para seguir em frente. Isso vai te ajudar a criar laços de conexão e inspiração com o público, além de destacar o quanto esses momentos te fizeram crescer ao longo da jornada.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada.

Abraços e bons estudos!