Titulo: Qual área escolher : Um problema de muitas pessoas Tema: Quem sou eu, de onde venho e para onde vou. Personagem: Meu nome é Vitor, tenho 20 anos, sou estudante do curso Técnico em Informática para Internet Integrado em um Instituto Federal que ama Geografia, Economia, Administração e Tecnologia da Informação. Tensão : Desde os meus 17/18 anos tenho dúvida sobre a área em que desejo atuar futuramente e fazer uma faculdade. Nível de detalhes : Atualmente, estudo para concluir o meu TCC que ficou pendente no ano passado quando passei no ensino médio e reprovei no técnico por não ter terminado o meu TCC há tempo, participo da trilha de Gestão e Vendas do Geração Caldeira 2024 e trabalho como jovem aprendiz em um supermercado onde faço de tudo um pouco e estou sempre empenhado para resolver problemas que surgem e contribuir da forma que eu posso, tenho um líder que ouve algumas de minhas ideias e as vezes concorda e põe em ação, mas a estrutura do mercado em si é muito engessada e as ideias inovadoras tanto minhas, do meu líder e de outros colegas não chegam, ou não são ouvidas pelas lideranças acima para que mudanças efetivas seja feitas afim de melhorar as vendas e consequentemente o lucro da empresa. Sendo assim, mesmo com a oportunidade de ser efetivado e talvez receber uma promoção a médio prazo, vou concluir o meu contrato e ir em busca de outro emprego com melhores salários e um ambiente mais aberto a novas ideias. Resolução : Ao participar do Geração Caldeira 2024 e aprender várias coisas novas, eu finalmente entendi que a área que eu pretendo seguir não é simplesmente Administração, Programação ou algo relacionado a Geografia como Relações Internacionais, mas sim a área de Inovação, pois não importa se é Administração, Economia ou Programação, o que me instiga é resolver problemas e pensar de forma estratégica para melhorar a organização da qual eu fizer parte. Portanto, você aí que é jovem e não sabe qual área seguir ou simplesmente esta insatisfeito com sua carreira, quem sabe o que você deseja no seu trabalho não é resolver problemas e inovar como eu?!
Será que este seria um bom roteiro e uma boa história para ser contada em uma palestra? Tem algo que eu possa melhorar no discurso? Bom, vou continuar meus estudos e quem sabe um dia eu não faça uma palestra como essa com a continuação da história. :)