Entrevistador: Olá! Para começar, pode me contar um pouco sobre você?
Estudante: Meu nome é Lucas, tenho 16 anos e estou no 2º ano do Ensino Médio. Estudo em período matutino e, no restante do dia, faço curso de inglês, vou à academia e gosto de jogar online. Também passo bastante tempo no celular, principalmente nas redes sociais e assistindo vídeos.
Entrevistador: Como você definiria sua relação com os estudos?
Estudante: Sei que estudar é importante para entrar em uma boa faculdade, mas tenho dificuldade em manter uma rotina. Em alguns períodos estou bastante motivado, mas em outros acabo procrastinando.
Entrevistador: Como costuma estudar fora da escola?
Estudante: Geralmente procuro vídeos no YouTube, utilizo inteligência artificial para tirar dúvidas e faço exercícios em plataformas online. Normalmente estudo quando tenho provas ou trabalhos próximos.
Entrevistador: Você costuma planejar seus estudos?
Estudante: Tento me organizar, mas raramente sigo o planejamento até o fim. Muitas vezes me distraio com notificações ou outras atividades no celular.
Entrevistador: O que mais dificulta essa organização?
Estudante: A falta de foco e o excesso de conteúdo disponível. Às vezes fico perdido sem saber por onde começar.
Entrevistador: Quais ferramentas você utiliza para aprender?
Estudante: YouTube, plataformas de simulados, aplicativos de resumos e inteligência artificial. Dependendo da matéria, também pesquiso em sites especializados.
Entrevistador: O que faz você escolher uma plataforma?
Estudante: Gosto de plataformas simples, organizadas e com explicações claras. Quando é difícil encontrar informações ou existem muitas telas e opções, desanimo rapidamente.
Entrevistador: O que faz você abandonar uma ferramenta?
Estudante: Vídeos muito longos, excesso de anúncios, lentidão e falta de objetividade.
Entrevistador: Conte sobre uma situação recente em que precisou aprender algo online.
Estudante: Estava estudando Física para uma prova. Assisti vídeos, fiz exercícios e voltei aos conteúdos quando errava alguma questão. O mais difícil foi encontrar explicações diferentes para o mesmo assunto, o que gerou confusão.
Entrevistador: Como percebe que realmente aprendeu?
Estudante: Quando consigo resolver exercícios sozinho e explicar o conteúdo para alguém sem consultar o material.
Entrevistador: Qual foi sua melhor experiência com aprendizado online?
Estudante: Foi em uma plataforma que montava um plano de estudos personalizado. Ela identificava minhas dificuldades e recomendava os próximos conteúdos.
Entrevistador: O que havia de especial nessa experiência?
Estudante: Eu conseguia visualizar meu progresso e tinha clareza sobre o que precisava estudar. Isso me deixava mais motivado.
Entrevistador: E uma experiência ruim?
Estudante: Já usei uma plataforma que travava bastante e tinha muitos anúncios. Acabei desistindo porque perdia mais tempo tentando usar a ferramenta do que estudando.
Entrevistador: O que te motiva a estudar?
Estudante: Quero passar no vestibular, entrar em uma boa faculdade e conquistar melhores oportunidades profissionais. Também gosto da sensação de evolução quando percebo que estou aprendendo.
Entrevistador: O que faz você continuar estudando quando está cansado?
Estudante: Lembrar dos meus objetivos e perceber melhorias nas notas ou nos simulados.
Entrevistador: Quais são seus maiores desafios no aprendizado online?
Estudante: Manter a concentração, organizar meu tempo e saber quais conteúdos priorizar. Como existe muito material disponível, às vezes fico sobrecarregado e sem direção.
Entrevistador: Como você avalia se um conteúdo é confiável?
Estudante: Verifico se a explicação é clara, se possui exemplos práticos e se outras pessoas recomendam aquele material.
Entrevistador: O que faz você voltar a usar uma plataforma?
Estudante: Quando ela economiza meu tempo, facilita o aprendizado e me mostra claramente meu progresso.
Entrevistador: Como acompanha sua evolução atualmente?
Estudante: Principalmente pelas notas e pelos exercícios que consigo resolver. Ainda sinto falta de uma forma mais estruturada de acompanhamento.
Entrevistador: O que poderia melhorar sua experiência de aprendizado online?
Estudante: Recomendações personalizadas, um plano de estudos adaptado às minhas dificuldades e relatórios simples mostrando minha evolução.
Entrevistador: Como seria sua plataforma ideal?
Estudante: Ela identificaria minhas dificuldades automaticamente, sugeriria conteúdos, teria vídeos curtos, exercícios personalizados, feedback imediato e indicadores claros de progresso. Também ajudaria a criar uma rotina de estudos.
Entrevistador: Que conselho você daria para quem desenvolve plataformas educacionais?
Estudante: Nem sempre precisamos de mais conteúdo. Muitas vezes precisamos de mais orientação sobre o que estudar, quando estudar e como evoluir.