Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Entrevistador: Olá! Para começar, pode me contar um pouco sobre você?

Estudante: Meu nome é Lucas, tenho 16 anos e estou no 2º ano do Ensino Médio. Estudo em período matutino e, no restante do dia, faço curso de inglês, vou à academia e gosto de jogar online. Também passo bastante tempo no celular, principalmente nas redes sociais e assistindo vídeos.

Entrevistador: Como você definiria sua relação com os estudos?

Estudante: Sei que estudar é importante para entrar em uma boa faculdade, mas tenho dificuldade em manter uma rotina. Em alguns períodos estou bastante motivado, mas em outros acabo procrastinando.

Entrevistador: Como costuma estudar fora da escola?

Estudante: Geralmente procuro vídeos no YouTube, utilizo inteligência artificial para tirar dúvidas e faço exercícios em plataformas online. Normalmente estudo quando tenho provas ou trabalhos próximos.

Entrevistador: Você costuma planejar seus estudos?

Estudante: Tento me organizar, mas raramente sigo o planejamento até o fim. Muitas vezes me distraio com notificações ou outras atividades no celular.

Entrevistador: O que mais dificulta essa organização?

Estudante: A falta de foco e o excesso de conteúdo disponível. Às vezes fico perdido sem saber por onde começar.

Entrevistador: Quais ferramentas você utiliza para aprender?

Estudante: YouTube, plataformas de simulados, aplicativos de resumos e inteligência artificial. Dependendo da matéria, também pesquiso em sites especializados.

Entrevistador: O que faz você escolher uma plataforma?

Estudante: Gosto de plataformas simples, organizadas e com explicações claras. Quando é difícil encontrar informações ou existem muitas telas e opções, desanimo rapidamente.

Entrevistador: O que faz você abandonar uma ferramenta?

Estudante: Vídeos muito longos, excesso de anúncios, lentidão e falta de objetividade.

Entrevistador: Conte sobre uma situação recente em que precisou aprender algo online.

Estudante: Estava estudando Física para uma prova. Assisti vídeos, fiz exercícios e voltei aos conteúdos quando errava alguma questão. O mais difícil foi encontrar explicações diferentes para o mesmo assunto, o que gerou confusão.

Entrevistador: Como percebe que realmente aprendeu?

Estudante: Quando consigo resolver exercícios sozinho e explicar o conteúdo para alguém sem consultar o material.

Entrevistador: Qual foi sua melhor experiência com aprendizado online?

Estudante: Foi em uma plataforma que montava um plano de estudos personalizado. Ela identificava minhas dificuldades e recomendava os próximos conteúdos.

Entrevistador: O que havia de especial nessa experiência?

Estudante: Eu conseguia visualizar meu progresso e tinha clareza sobre o que precisava estudar. Isso me deixava mais motivado.

Entrevistador: E uma experiência ruim?

Estudante: Já usei uma plataforma que travava bastante e tinha muitos anúncios. Acabei desistindo porque perdia mais tempo tentando usar a ferramenta do que estudando.

Entrevistador: O que te motiva a estudar?

Estudante: Quero passar no vestibular, entrar em uma boa faculdade e conquistar melhores oportunidades profissionais. Também gosto da sensação de evolução quando percebo que estou aprendendo.

Entrevistador: O que faz você continuar estudando quando está cansado?

Estudante: Lembrar dos meus objetivos e perceber melhorias nas notas ou nos simulados.

Entrevistador: Quais são seus maiores desafios no aprendizado online?

Estudante: Manter a concentração, organizar meu tempo e saber quais conteúdos priorizar. Como existe muito material disponível, às vezes fico sobrecarregado e sem direção.

Entrevistador: Como você avalia se um conteúdo é confiável?

Estudante: Verifico se a explicação é clara, se possui exemplos práticos e se outras pessoas recomendam aquele material.

Entrevistador: O que faz você voltar a usar uma plataforma?

Estudante: Quando ela economiza meu tempo, facilita o aprendizado e me mostra claramente meu progresso.

Entrevistador: Como acompanha sua evolução atualmente?

Estudante: Principalmente pelas notas e pelos exercícios que consigo resolver. Ainda sinto falta de uma forma mais estruturada de acompanhamento.

Entrevistador: O que poderia melhorar sua experiência de aprendizado online?

Estudante: Recomendações personalizadas, um plano de estudos adaptado às minhas dificuldades e relatórios simples mostrando minha evolução.

Entrevistador: Como seria sua plataforma ideal?

Estudante: Ela identificaria minhas dificuldades automaticamente, sugeriria conteúdos, teria vídeos curtos, exercícios personalizados, feedback imediato e indicadores claros de progresso. Também ajudaria a criar uma rotina de estudos.

Entrevistador: Que conselho você daria para quem desenvolve plataformas educacionais?

Estudante: Nem sempre precisamos de mais conteúdo. Muitas vezes precisamos de mais orientação sobre o que estudar, quando estudar e como evoluir.

1 resposta

Oi, Daiane. Tudo bem com você?

Excelente trabalho ao criar esse roteiro de entrevista para mapear a persona do estudante de ensino médio. Você conseguiu estruturar as perguntas de forma bem estratégica, começando por informações demográficas e pessoais, passando por comportamentos e motivações, e chegando até insights valiosos sobre necessidades específicas. O roteiro flui naturalmente, criando um diálogo autêntico que extrai dados importantes sobre como esse estudante se relaciona com o aprendizado online.

A qualidade do seu roteiro está na progressão lógica das perguntas. Você iniciou com perguntas abertas para entender o contexto geral de Lucas, depois aprofundou em aspectos específicos como sua relação com os estudos, as ferramentas que utiliza e suas dificuldades. As perguntas sobre experiências positivas e negativas foram particularmente inteligentes, pois revelaram padrões de comportamento que uma simples pergunta direta talvez não capturasse. Além disso, ao final, você conseguiu extrair sugestões diretas da persona sobre o que melhoraria sua experiência, transformando desafios em oportunidades de design.

Observe como as respostas de Lucas revelam nuances valiosas para produto. Quando ele menciona que uma plataforma com plano personalizado o motivou porque visualizava o progresso, essa é uma informação crítica. Ou quando aponta que "nem sempre precisamos de mais conteúdo", ele está sinalizando um problema real que muitos produtos educacionais cometem. Outro ponto forte foi quando explorou o que o faz abandonar uma ferramenta: vídeos longos, excesso de anúncios e lentidão. Essas respostas específicas são ouro para prototipagem.

Pensando em como você desenvolveria um produto baseado nessas descobertas, qual aspecto da experiência de Lucas você priorizaria resolver primeiro, considerando que ele mencionou tanto a falta de foco quanto a falta de estrutura?

Parabéns por ter compartilhado seu roteiro de entrevista tão bem desenvolvido com o fórum. Continue praticando essa habilidade de fazer perguntas estratégicas, pois ela é fundamental para qualquer pessoa que trabalha com UX e desenvolvimento de produtos. O fórum está à disposição para novas contribuições.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!