Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Roteador

Um roteador pode se conectar a qualquer rede , mesmo que seja reder com mascaras diferentes sem o aparelho(roteador) precisar configurar uma mascara padrão? Tipo cada porta dele eu configuro uma mascara e um ip para se comunicar com uma rede, é isso?

5 respostas

Olá Diego, tudo bem?

O roteador permite que nós conectemos redes diferentes. Para que seja possível essa porta do roteador se comunicar com os equipamentos diretamente conectados, todos vão precisar estar na mesma rede. Por exemplo, se a porta do roteador estiver configurada com endereço IP 192.168.1.1 e máscara 255.255.255.0, todos os equipamentos conectados nessa porta do roteador deverão ter endereço IP 192.168.1.x, onde o x poderá ser qualquer número de 1 a 254, como o final 1 já está sendo usado pela porta do roteador, não posso atribuir esse mesmo endereço para outro equipamento, possibilitando assim endereços com final 2 a 254 para os demais equipamentos. Se por exemplo tivéssemos um equipamento conectado a essa porta do roteador com endereço 191.168.1.2 e máscara 255.255.255.0, o equipamento e a porta do roteador estarão em redes diferentes (octeto 191 do equipamento e octeto 192 do roteador) e não vão conseguir se comunicar.

Abs

Então as portas tem que ter a mesma configuração da rede que ela irá se conectar, assim se tenho duas redes conectadas ao roteador posso ter 2 portas configuradas com redes diferentes que elas se comunicam mesmo assim?

solução!

Oi Diego,

Exato, cada porta do roteador irá representar uma rede diferente, não posso ter por exemplo a porta 1 do roteador com endereço IP 192.168.1.1 e máscara 255.255.255.0 e a porta 2 do roteador 192.168.1.2 e máscara 255.255.255.0, porque os dois endereços IP são da mesma rede.

Os equipamentos conectados na porta do roteador precisam estar na mesma rede dessa porta do roteador. Se o equipamento de rede estiver conectado na porta do roteador e os dois estiverem em redes diferentes, a comunicação entre o equipamento e a porta do roteador não será estabelecida e consequentemente, o roteador não fará a comunicação com a outra rede.

Abs

Entendi, obrigado.

Magina, abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software