se eu já sou usuário root, por quê há a necessidade de adicionar o modo sudo ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
se eu já sou usuário root, por quê há a necessidade de adicionar o modo sudo ?
Olá Adriano! Tudo certo? Espero que sim. 🙂
Primeiramente, vamos revisar alguns detalhes...
Mesmo que o seu computador só tenha um usuário - o usuário ADRIANO, por exemplo - este usuário não é o root. Aquilo que definimos como root é um usuário administrativo que só pode ser acessado através do comando sudo.
Uma vez que estamos no terminal de códigos do linux e precisamos executar algum comando como root, precisamos utilizar o comando sudo todas as vezes.
O que muda é que só precisamos digitar a senha do root apenas na primeira vez do uso do comando. Após isso, aquela instância do terminal "entende" que a pessoa digitando os códigos possui acesso administrativo e não requisita mais o input da senha, porém ainda se faz necessário a presença do comando sudo.
Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉