Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Rodar o MariaDB 10.5.6 e MySQL 8.0

Bom, eu estava hesitando em instalar o MariaDB mas vi que nos cursos de Spring os instrutores utilizam e acabei cedendo. Porém eu tenho umas 2 aplicações CRUD que usam o MySQL 8 e eu não queria mudar as configurações para MariaDB ou usar Docker/VM. Então me arrisquei a usar os dois bancos. Talvez isto ajude alguém.

Peguei umas informações no Stackoverflow e o que precisa se certificar é:

  • Usar os bancos em portas diferentes (Aqui eu uso 3306 para o MySQL e 3307 para o MariaDB)

  • Ter os arquivos my.cnf (se for no Linux) ou my.ini (se for no Windows) em localizações diferentes. No Windows, para descobrir se isto é real basta procurar por 'services.msc', no menu iniciar, abrir, procurar o nome do serviço do MySQL e MariaDB (se você nao mudou, eles vão estar com estes mesmo), abrir cada um deles e se certificar de que os arquivos .ini estão em localização diferente. Essa informação vai estar disponível na caixa de texto "Caminho do executável" para cada serviço. Aqui, para o MariaDB e MySQL estão assim, respectivamente: "C:\Program Files\MariaDB 10.5\bin\mysqld.exe" "--defaults-file=C:\Program Files\MariaDB 10.5\data\my.ini" "MariaDB" e "C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 8.0\bin\mysqld.exe" --defaults-file="C:\ProgramData\MySQL\MySQL Server 8.0\my.ini" MySQL80

  • Ter os arquivos de instalação em diretórios diferentes. Isso, por padrão, o instalador já faz por você. Basta não mexer.

Você pode reparar que, o nome do .exe dos dois bancos vai ser igual. Mas até aonde eu saiba, isto não é problema para o Windows até porque cada um deles está em diretório diferente e possuem seu próprio PID como é mostrado no gerenciador de tarefas.

Por fim, como cliente eu utilizo o Workbench mesmo para ambos os bancos. Porém, o Workbench vai lhe dar um warning de que a instância do MariaDB possui um protocolo de conexão mais antigo e talvez nem todos os recursos do Workbench funcionem corretamente, mas os comandos básicos SQL funcionaram de boa. Aí no caso tem o Heidi, DBeaver e provavelmente deve existir outros.

Espero que isto ajude a quem precisa. Até agora não deu nenhum problema. Obrigado. =)

1 resposta
solução!

Espero que ajude alguém

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software