Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Rodando Múltiplos

Olá, Durante o curso estamos vendo apenas um serviço, o da nossa barbearia. Em um cenário onde tivéssemos múltiplos serviços sendo desenvolvidos por uma squad de meios de pagamentos (serviço a, b, c ...), por exemplo, como seria a alocação dos serviços nos hosts do swarm? Há alguma boa prática a ser seguida?

3 respostas

Olá Marcos, tudo bem? Nesse caso, depende das suas necessidades, bem, você precisa atender a muitas requisições? Qual o porte do sistema? E qual o fluxo? Você precisa ter sempre mais de uma máquina com o serviço em execução. Isso tudo você pode manipular e adequar a sua necessidade.

Espero ter ajudado!

Olá @Jonilson,

Muito obrigado!

Respondendo as suas perguntas quanto ao cenário:

  1. Você precisa atender a muitas requisições?

Sim, digamos que seja um sistema de onboarding de usuários para um produto XPTO. Espera-se um trafego alto, em média 150 req/s.

  1. Qual o porte do sistema?

Basicamente o sistema é composto de 4 serviços a principio, interagindo com sistemas de terceiros em SaaS e recursos como: Persistência de dados (Mongodb), Cached (Redis) e Queue.

  1. E qual o fluxo?

Por se tratar de um sistema de onboarding, o mesmo irá atender as demandas de cadastro de novos usuários para uso de um produto XPTO. Sendo assim:

Envio da Oferta --> Cliente aceita a Oferta --> Cadastro --> Analise / Aceitação do novo cliente --> Cliente do produto.

solução!

Entendi o cenário Marcos, bem nesse caso você tem em mente quantas máquinas vai ter no Swarm? Nesse caso, acho que é um fluxo razoável, e como são 4 serviços, supondo que você terá 4 máquinas nesse Swarm, você poderia replicar os 4 serviços nas quatro máquinas, ou então replicar em 2 e deixar obrigatório que o serviço esteja sempre ativo em pelo menos uma das máquinas.