1
resposta

roda da vida

na minha roda da vida preciso olhar melhor para a vida social e carreira, e se eu prefiro essa vida social mais quieta, sendo um traço de personalidade? há mais que ainda posso desenvolver, mesmo em uma carreira avançada?

1 resposta

Oii, Jesus.

Você trouxe uma questão muito rica!

Na roda da vida, cada área mostra não só o que “falta”, mas também o que faz sentido para você. Se sua vida social é mais quieta e isso combina com sua personalidade, não significa que esteja “errado” ou que precise forçar algo diferente. O importante é entender se essa escolha te traz satisfação ou se sente falta de algo. Às vezes, qualidade em poucas relações pode valer mais do que quantidade.

Quanto à carreira, mesmo em estágios avançados, sempre há espaço para desenvolvimento. Isso pode ser em aspectos como:

• Novos aprendizados (tecnologias, idiomas, gestão de pessoas).
  • Mentoria (compartilhar sua experiência com outros).
  • Expansão de propósito (alinhar trabalho com valores pessoais).
  • Equilíbrio (cuidar de saúde, lazer, criatividade).

Ou seja, você pode adaptar seu crescimento à sua forma de ser, sem se cobrar por modelos externos. O autoconhecimento é justamente o guia para perceber o que vale investir mais energia.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!