1
resposta

Robots.txt

Olá boa tarde,

Referente ao controle de acesso há uma pagina de admin.

Como eu posso realizar esse teste do Robots.txt, no site da empresa na qual eu trabalho?

Consegue me explicar ?

1 resposta

Olá Diogo, tudo bem com você?

O arquivo "robots.txt" é um arquivo de texto utilizado pelos motores de busca para entender quais partes do site podem ser rastreadas (ou seja, adicionadas ao índice do mecanismo de busca) e quais devem ser excluídas. É uma forma de controle de acesso para os bots de busca.

Para buscar o arquivo "robots.txt" em um determinado site, basta digitar "/robots.txt" no final da URL do site e pressionar Enter. Assim, caso o site que você deseja verificar seja www.exemplo.com para acessar o arquivo "robots.txt", a url ficará da seguinte forma www.exemplo.com/robots.txt. Acessando o segundo link, será apresentado o conteúdo do arquivo "robots.txt".

A título de curiosidade, caso queira conhecer o conteúdo do arquivo "robots.txt" do Youtube, basta acessar a url da seguinte forma: www.youtube.com/robots.txt

Lembre-se de que o arquivo "robots.txt" é apenas uma sugestão para os motores de busca e bots bem-comportados geralmente o respeitam. No entanto, não é uma medida de segurança infalível e não impede que usuários mal-intencionados acessem áreas bloqueadas. Outro ponto que vale ressaltar é que só podemos realizar testes de penetração em aplicações que temos autorização para isso, para não cometermos uma infração à lei ou até mesmo um crime.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software