Objetivo Geral:
Criação de um roadmap de estudos com objetivos de curto, médio e longo prazo, a fim de desenvolver competências que permitam atuar como multiplicador em um curso de liderança.
Curto prazo (1 a 3 meses) – Fundamentos e Autodesenvolvimento
Objetivo: Construir base sólida de conhecimento e autoconhecimento.
Estudos teóricos
Fundamentos da liderança (liderança situacional, estilos de liderança, inteligência emocional).
Comunicação interpessoal e feedback assertivo.
Fundamentos de Design Thinking e aprendizagem ativa.
Prática pessoal
Realizar autoavaliação de estilo de liderança (ex.: DISC, MBTI ou testes similares).
Exercitar técnicas de feedback em situações do dia a dia.
Participar de workshops, treinamentos ou webinars de liderança.
Competências desenvolvidas
Conhecimento conceitual sobre liderança.
Autoconsciência como líder.
Comunicação clara e estruturada.
Médio prazo (4 a 8 meses) – Aplicação e Facilitação
Objetivo: Desenvolver capacidade prática para facilitar processos de aprendizagem e liderar grupos.
Estudos aplicados
Técnicas de facilitação de grupos (dinâmicas, role-playing, estudos de caso).
Metodologias ativas de ensino (peer learning, sala invertida, aprendizagem baseada em projetos).
Gestão de conflitos e negociação.
Prática
Conduzir pequenas oficinas ou reuniões aplicando técnicas de facilitação.
Liderar um projeto ou iniciativa em equipe para aplicar liderança colaborativa.
Co-facilitar parte de um treinamento sob supervisão de um instrutor mais experiente.
Competências desenvolvidas
Habilidade de engajar e motivar grupos.
Prática em resolução de conflitos.
Experiência inicial como instrutor/facilitador.
Longo prazo (9 a 18 meses) – Consolidação e Multiplicação
Objetivo: Atuar com segurança como multiplicador em cursos de liderança.
Estudos avançados
Andragogia (aprendizagem de adultos) e psicologia da aprendizagem.
Técnicas de storytelling para engajamento em treinamentos.
Liderança transformacional e coaching de equipes.
Prática consolidada
Conduzir cursos completos de liderança como facilitador principal.
Desenvolver materiais próprios (apostilas, planos de aula, dinâmicas de grupo).
Participar de comunidades de prática de lideranças e multiplicadores.
Competências desenvolvidas
Capacidade de desenhar e conduzir programas de liderança do início ao fim.
Autoridade como referência no tema.
Habilidade de formar novos multiplicadores.