5
respostas

rmdir permissão negada

Fala pessoal tudo bem ? estou com um probleminha no ubunto, estou logado com um usuário que não é root e quando tendo apagar um diretorio com mkdir estou obtendo a mensagem de "permissao negada". Verifiquei que o professor também não está trabalhando com root na aula. Alguem poderia me informar como faço para dar permissão para meu usuário executar o camando?

obrigado

5 respostas

Leandro, você precisa verificar como está a permissão na pasta que você está tentando criar o subdiretório. A maneira mais simples de resolver seria dar um chmod -R +x ./ antes de tentar criar o diretório.

Bruno, bom dia tudo bem?

Escrevi o titulo do tópico errado, mudei agora... Na vdd estou tentando usar o comando RMDIR para APAGAR um diretório que criamos uma aula antes da aula que o professor está solicitando para excluirmos o diretório.

rmdir diretorio

só exclui diretórios vazios, para excluir diretório com conteúdo precisa ser rm

rm diretorio

e caso não funcione use -r (de recursividade) para "forçar a exclusão" caso não consiga

rm -r diretorio

rm -r

Fala Leonardo, blz irmão. para você apagar um diretório via terminal, você precisa utilizar o comando

rm -r diretorio

precisa utilizar o -r para ele apagar os arquivos recursivamente, caso contrario você não conseguira apagar

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software