1
resposta

Risco de Segurança ao publicar o relatório

Ao publicar o relatório, o sistema retornou um alerta quanto à disponibilidade dos dados de forma irrestrita, informando que qualquer pessoa na internet poderá acessar. Isso me preocupou um bocado. Dessa forma, como poderemos restringir um relatório que seja direcionado apenas ao público interno da empresa?

1 resposta

Olá, Paulo. Tudo bem?

Quando o assunto é restrição de conteúdo, você precisa de uma licença Pro do Power BI ou Premium por Usuário (PPU), que são licenças pagas. Estas licenças são destinadas a usuários.

Com uma licença Pro, apenas usuários que também tenha a licença Pro conseguem acessar os conteúdos compartilhados por você.

Com uma licença PPU, você tem todos os recursos Pro, além da maioria dos recursos Premium por Capacidade. Quanto ao acesso aos conteúdos, apenas usuários com licença PPU podem acessá-los.

Uma alternativa para estes acessos, é criação de workspaces da Capacidade Premium, que funciona como uma assinatura, em que usuários Pro ou PPU podem criar e salvar conteúdos. Nestes workspaces, é possível compartilhar contéudos com outros usuários que possuam qualquer tipo de licença, não apenas as pagas. Dessa forma, conseguimos superar essa barreira da licença entre usuários. Mais à frente veremos um pouco mais sobre a Capacidade Premium.

No caso de uma empresa, existem dois tipos de licenças de assinaturas: a Standard e a Premium.

No caso da licença Standard, quem administra define as licenças para os usuários. A cobrança é realizada mensalmente por usuário que tenha licença Pro. Com a licença Standard, você consegue colaborar, publicar e compartilhar conteúdos. Além disso, todo o conteúdo fica salvo na área de armazenamento compartilhado.

No caso da licença Premium, uma capacidade é alocada para a empresa. A cobrança é feita pelo ambiente reservado, não por usuários. Uma vantagem desta licença é podermos compartilhar os conteúdos com usuários que não possuem licenças pagas, como mencionei anteriormente. Pelo menos um usuário precisa ter a licença Pro atribuída a si para utilizar o Premium, e os desenvolvedores e quem cria os conteúdos também precisam de licença Pro.

Lembrando que você pode ter os dois tipos de assinatura na sua empresa, dependendo da necessidade.

 

Espero ter ajudado, Paulo. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software