Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

RIP E OSPF

Gostaria de saber por que esses protocolos(RIP e OSPF) não são usados na internet, somente em redes internas? Outra pergunta é, vi na wikipédia que os protocolos BGP e RIP pertencem à camada de aplicação e o OSPF à camada de rede, o que isso quer dizer? E no que implica?

2 respostas
solução!

Olá André!

Na verdade esses protocolos são usados sim. Cada provedor tem sua rede interna que é controlada pelo protocolo RIP ou OSPF (protocolos IGP - Interior Gateway Protocol), pois esses protocolos são usados em redes que você tem controle sobre elas.

O protocolo BGP é usado para interligar os provedores de acessos, que usam o AS, que individualmente tem um roteamento com base em um conjunto de regras prórpias não técnicas.

Cada protocolo foi projetado com um propósito e um funcionamento diferente, mas neste artigo (em inglês), tem um comparativo entre o OSPF e o BGP, que dá para entender um pouco melhor as diferenças e as particularidades dos dois.

Bons estudos!

Obrigado, Fabiano. Vou dar uma lida, qualquer coisa abro outro tópico.