1
resposta

RH como agente de mudança

Oi gente, tudo bem? ainda não atuo a na área, mas vou deixar aqui a minha dúvida. Curso graduação em psicologia e o contato que tive com as temáticas em RH foram mais voltadas ao modelo tradicional, durante o curso fiquei pensando como poderia se implementar um modelo mais ágil em uma empresa que ainda atua de forma mais tradicional, de forma que isso não cause tanto incomodo aos colaboradores? também fico pensando qual seria o limite de atuação do RH ágil?

1 resposta

Oi Lili, tudo bem?

Olha só que bacana, também estudo psicologia, se tudo der certo, fim do ano me formo. =)

Uma dos estágios que estou fazendo é em Psicologia das Relações de Trabalho, bem diferente da tradicional Psicologia Organizacional, estou amando.

O RH ágil é aquele que propõe e executa mudanças na tradicional maneira de gerir pessoas, tendo sempre o desenvolvimento coletivo e entregas mais efetivas como resultado. O que me faz pensar que essa sua dúvida é o que você vai descobrir na prática. Nosso papel enquanto psicólogas será rever o status quo, através de muita organização, planejamento, negociação e por vezes enfrentamento (no bom sentido) para ajudar a organizaão a conhecer o outro lado da moeda (estão acostumados com a psico organizacional, que prevê atividades que vão desde recrutamento e seleção, cargos e salários e por ai vai...).

RH Ágil: saiba o que é e como aplicar estrategicamente em 7 passos Foto de César Nanci, especialista Pulses em Data Science Por Cesar Nanci 10 min leitura Modificado em: 16/05/2022 Criado em: 14/08/2020 O RH ágil é uma metodologia que torna a área de recursos humanos mais estratégica a fim de acompanhar o dinamismo do mercado e manter profissionais capacitados, colaboradores engajados e a autonomia e cooperatividade dos times.

Entenda por que as metodologias ágeis na área de recursos humanos são tendência e veja como implementar na sua empresa Desafios e oportunidades ressignificaram o papel do time de Recursos Humanos e gerir pessoas corresponde a uma atividade corporativa cada vez mais estratégica. Frente a esse cenário, surge o conceito de RH Ágil (ou RH Agile).

Ele preenche os pré-requisitos de uma área que precisa demonstrar flexibilidade e adaptabilidade. O termo, que designa essa outra projeção para a gestão de pessoas, deriva de uma metodologia utilizada por desenvolvedores de software.

Mas, o que uma coisa tem a ver com a outra?

É o que você vai descobrir com a leitura deste artigo! Entenda, também, os impactos e benefícios de ações de um time direcionado por essa forma de atuação e saiba como implementar iniciativas desse tipo na sua empresa.

Blocos coloridos formando a palavra agile Sumário O que é RH Ágil? O termo “ágil” é uma resposta à demanda por mudanças cada vez mais rápidas, a fim de acompanhar o dinamismo do mercado. Basicamente, um RH ágil é aquele que constrói e mantém os seguintes aspectos:

Formulários preenchidos dentro de computador em referência a trilha do rh digital equipe de profissionais capacitados; colaboradores altamente engajados; times que trabalham com autonomia e de forma colaborativa. Trata-se de um meio de tornar o setor mais fluido, além de aumentar sua flexibilidade e capacidade de resposta aos desafios que surgem.

Com o apoio da tecnologia, é preciso redirecionar o foco dos modelos tradicionais de planejamento e gestão para outros mais ativos, voltados para o curto prazo e para as pessoas.

As empresas que conseguirem acompanhar e se adaptar a esse cenário poderão criar oportunidades e se posicionar de maneira vantajosa.

A origem do conceito ágil em gestão Práticas ágeis em gestão são uma adaptação da Metodologia Agile, oficializada por um manifesto de desenvolvedores em 2001. O documento resultou de uma reunião de profissionais que buscavam uma alternativa para processos de produção de softwares.

Em resumo, as diretrizes recomendam:

  • prevalecimento de indivíduos e interações sobre processos e ferramentas;
  • software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • relação colaborativa do cliente sobre o contrato;
  • disponibilidade para mudanças, em vez de somente seguir um plano.

A abertura para um formato de gestão mais versátil passou a ser referência para gestores de outras áreas, e não somente as ligadas à tecnologia. Foi assim que o método chegou aos times de RH, propondo um mindset contrário a demandas puramente administrativas.

O que você acha?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software