Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Revisão da aula

Nessa aula, adquiri conhecimentos valiosos sobre como abordar a acessibilidade digital em diversas fases do desenvolvimento de um produto ou serviço. Aqui está como eu aplico esses conceitos:

Identificar aspectos técnicos relevantes em acessibilidade digital: Aprendi a reconhecer os principais requisitos técnicos necessários para garantir a acessibilidade digital, como marcação semântica adequada, contraste de cores, descrições alternativas para imagens e compatibilidade com tecnologias assistivas. Por exemplo, ao desenvolver um site, certifico-me de que todas as imagens tenham atributos alt descritivos e que o código HTML siga as melhores práticas de acessibilidade.

Identificar diferenças sobre protótipos em times, a respeito de acessibilidade: Compreendi a importância de considerar a acessibilidade desde os estágios iniciais de prototipagem, envolvendo toda a equipe no processo. Isso inclui designers, desenvolvedores e testadores, garantindo que todos tenham consciência das necessidades de acessibilidade e trabalhem juntos para integrar esses requisitos desde o início do projeto.

Identificar diferenças sobre testes de produtos em times, a respeito de acessibilidade: Aprendi a abordar os testes de produtos sob a perspectiva da acessibilidade, garantindo que sejam realizados testes específicos para verificar a experiência de usuários com diferentes capacidades. Isso envolve a inclusão de pessoas com deficiência nos testes de usabilidade, além de utilizar ferramentas e técnicas que ajudem a identificar e corrigir problemas de acessibilidade.

Ampliar os testes de usabilidade com características inclusivas: Reconheci a importância de ampliar os testes de usabilidade para incluir características inclusivas, garantindo que o produto seja acessível para o maior número possível de usuários. Por exemplo, ao conduzir testes de usabilidade para um aplicativo de saúde, além de verificar a facilidade de navegação e compreensão das funcionalidades, também avalio como o aplicativo atende às necessidades de usuários com deficiências visuais, motoras ou cognitivas.

Incorporar elementos acessíveis nas fases de prototipação e testes: Entendi a necessidade de incorporar elementos acessíveis durante as fases de prototipação e testes, garantindo que o produto final seja inclusivo desde o início. Isso inclui a utilização de ferramentas de prototipagem acessíveis, a revisão constante do design e da usabilidade para garantir a conformidade com os padrões de acessibilidade e a realização de testes específicos para identificar e corrigir problemas de acessibilidade durante o processo de desenvolvimento.

Ao aplicar esses conceitos em meus projetos, posso garantir que estou contribuindo para a criação de produtos e serviços que sejam acessíveis e inclusivos para todos os usuários, independentemente de suas habilidades ou necessidades.

1 resposta
solução!

Oii, Jaqueline! Como vai?

Agradeço por compartilhar por aqui o seu resumo, que está bem completo, parabéns!

Caso surjam dúvidas durante os seus estudos, não hesite em recorrer ao fórum.

Bons estudos, Jaque!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software