2
respostas

Review Meeting e Retrospective

Concluí os módulos de Review Meeting e Retrospective. Fiquei com uma dúvida e fui consultar minhas anotações, mas não consegui encontrar informação. Existe uma sugestão de tempo de duração ou um limite de horas/minutos para duração destas 2 time-boxes?

2 respostas

Olá Mario,

o Scrum Guide dá sugestões de quanto tempo o Review e a Retrospectiva podem levar. O indicado para o Review é que ocupe 2.5% do tempo da sua sprint, ou seja, se sua sprint tem uma duração de 2 semanas eles indicam que a Review seja de 2 horas.

Já para a Retrospectiva o indicado é 3.75% do tempo, o que dá mais ou menos umas 3 horas para um sprint de 2 semanas. Versões mais antigas do Scrum Guide indicam que a Retrospectiva poderia levar até 5% do tempo, o que pode ser interessante para o seu time dado a importância dessa reunião para promover a melhoria contínua.

Com muito cuidado para essas reuniões não virarem reuniões de mimimi. Ou seja, o foco delas é entrar com problemas e sair com soluções. Por isso o tempo diminuiu na versão mais atual do scrum guide.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software