6
respostas

Review Meeting com usuários

Como é a participação do usuário na review meeting? É fornecido um algum roteiro para interação com as funcionalidade novas? Que metodologias da de UC poderiam ser usadas nesse momentos? A participação do usuário pode ser usada também como um porta de entrada para valorização e início de uma cultura de UX?

6 respostas

A Revisão de Sprint (Sprint Review) é apresentação das tarefas prontas afim de mostrar o resultado da sprint ao cliente/usuário e coletar possíveis Bugs e/ou novas maneiras de entender o processo.

O principal objetivo da Sprint Review é validar as entregas da equipe e verificar se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados. É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu. Em outras palavras, esse objetivo pode ser entendido como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

As pautas da reunião são:

  • Apresentação das entregas pela equipe;
  • Feedback do Product Owner;
  • Validação se a entrega foi concluída ou não.

A reunião em si deve ser rigorosamente marcada para não mais de uma hora por semana de Sprint, sendo realizada uma vez por Sprint. Assim, uma Sprint de duas semanas teria uma revisão de duas horas, enquanto uma Sprint de uma semana teria uma revisão de uma hora.

Quem participa da Sprint Review:

  • Todos da equipe que executam as entregas da Sprint;
  • Quem valida (geralmente o Product Owner).

Revisar é fundamental para que todos tenham uma visão geral de como está o projeto e o que precisa ser melhorado ou não para seguirem em frente.

O objetivo da revisão é obter feedback do cliente e do usuário final. Se a entrega não for passível de feedback, não é possível iniciar esse ciclo de revisão importante.

Revisão de Sprint (ou Sprint Review) - Resumo:

  • Revisar a situação do projeto no final de cada Sprint é um passo muito importante para analisar o que já foi feito até aquele momento e como prosseguir adiante
  • Quando a Sprint termina, é realizada uma reunião para inspecionar os resultados obtidos e adaptar o Product Backlog, se for o caso.
  • Os principais pontos de discussão envolvem o esclarecimento dos itens que ficaram e não ficaram “prontos”, a reflexão sobre o que foi bem e os problemas encontrados ao longo do período. Tudo isso pode gerar sugestões para a nova versão do Backlog.

Bernado, boa noite.

Caso tenho de ajudado com as suas dúvidas, por favor finalizar o tópico como solucionado.

Bons estudos. Um abraço

Eduardo

Bernado, boa noite.

Por favor finalizar o tópico como solucionado caso tenha te ajudado.

Um abraço. Bons estudos.

Eduardo

Na sprint review é fornecido um algum roteiro para o usuário do sistema interagir com as funcionalidade novas? Ou ele é simplesmente posto na frente do computador para interagir com sistema sem mais explicações? O que muda na dinâmica da reunião, quando a participação do usuário final?

Olá!

Se essa for uma necessidade para inspecionar o resultado da sua entrega para o cliente, acho que seria interessante incluir na DoD que é necessário criar um manual resumido de uso da funcionalidade, por exemplo. Assim no momento de demonstração do que o time acabou de concluir o cliente poderá revisar se tudo que está sendo demonstrado como Pronto está claro para ele nesse momento. Não há problemas em entregar uma documentação para o cliente/usuário final nesse momento, mas importante deixar o foco na demonstração do que foi construído, portanto sugiro que sua documentação seja desenhada de forma clara e objetiva para quem vai ler ao mesmo tempo que vai assistir. O importante é manter o foco em mostrar com clareza o que foi Feito, pois se ele consegue compreender o que está está sendo apresentado visualmente, quaisquer possíveis dúvidas ele poderá sanar através dessa documentação que lhe foi entregue. E, se necessário o PO deverá entrar em contato posteriormente com ele para sanar quaisquer dúvidas, que porventura não possam ter sido esclarecidas durante a demo (review). Espero ter ajudado e aproveito para deixar um link bem legal aqui para contribuir: https://www.linkedin.com/pulse/como-fazer-uma-boa-reuni%C3%A3o-de-sprint-review-alex-ivonika/?originalSubdomain=pt

Execelente esclarecimento