A Revisão de Sprint (Sprint Review) é apresentação das tarefas prontas afim de mostrar o resultado da sprint ao cliente/usuário e coletar possíveis Bugs e/ou novas maneiras de entender o processo.
O principal objetivo da Sprint Review é validar as entregas da equipe e verificar se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados.
É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu. Em outras palavras, esse objetivo pode ser entendido como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.
As pautas da reunião são:
- Apresentação das entregas pela equipe;
- Feedback do Product Owner;
- Validação se a entrega foi concluída ou não.
A reunião em si deve ser rigorosamente marcada para não mais de uma hora por semana de Sprint, sendo realizada uma vez por Sprint.
Assim, uma Sprint de duas semanas teria uma revisão de duas horas, enquanto uma Sprint de uma semana teria uma revisão de uma hora.
Quem participa da Sprint Review:
- Todos da equipe que executam as entregas da Sprint;
- Quem valida (geralmente o Product Owner).
Revisar é fundamental para que todos tenham uma visão geral de como está o projeto e o que precisa ser melhorado ou não para seguirem em frente.
O objetivo da revisão é obter feedback do cliente e do usuário final. Se a entrega não for passível de feedback, não é possível iniciar esse ciclo de revisão importante.
Revisão de Sprint (ou Sprint Review) - Resumo:
- Revisar a situação do projeto no final de cada Sprint é um passo muito importante para analisar o que já foi feito até aquele momento e como prosseguir adiante
- Quando a Sprint termina, é realizada uma reunião para inspecionar os resultados obtidos e adaptar o Product Backlog, se for o caso.
- Os principais pontos de discussão envolvem o esclarecimento dos itens que ficaram e não ficaram “prontos”, a reflexão sobre o que foi bem e os problemas encontrados ao longo do período. Tudo isso pode gerar sugestões para a nova versão do Backlog.