2
respostas

Review meeting

No primeiro vídeo da aula 2, foi informado que quem participa das reunioes de revisão são o cliente, usuário e time de desenvolvimento. Entretanto no próprio scrum cuide é informado que o time scrum e as partes interessadas colaboram sobre o que foi feito na Sprint. Então a informação do slide está incorreta.

2 respostas

Bruno, completando. A definição da Sprint Review (ou Revisão da Sprint) é:

A Revisão da Sprint é executada no final da Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto se necessário. Durante a reunião de Revisão da Sprint o Time Scrum e as partes interessadas colaboram sobre o que foi feito na Sprint. Com base nisso e em qualquer mudança no Backlog do Produto durante a Sprint, os participantes colaboram nas próximas coisas que podem ser feitas para otimizar valor. Esta é uma reunião informal,não uma reunião de status,e a apresentação do incremento destina-se a motivar e obter comentários e promover a colaboração. (Scrum Guide, página 12)

Podemos entender como partes interessadas os clientes, usuários, patrocinadores, stakeholders e todos aqueles que de alguma forma são impactados pelo projeto. Vejo muito a confusão entre Development Team (Time de Desenvolvimento) e Scrum Team. Esse último seria o Product Owner, o Scrum Master e todo o Development Team.

Assim, também acho que o slide está incorreto quanto aos participantes da Revisão da Sprint.

Exatamente Ronald! Achei meio confuso o emprego desse slide assim como a ordem que foi elaborado o conteúdo do treinamento. Quem não possui conhecimento prévio no framework Scrum nao terá uma absorção tão boa com o treinamento

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software