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Review - deixar o cliente testar

No vídeo é comentado que a review pode ser feita de formas distintas, uma explicando diretamente o cliente as novas funcionalidades e a outra deixando o cliente utilizar a aplicação, assim a equipe pode ver os erros cometidos e futuras melhorias. Neste segundo caso, quando existe uma equipe de UX/UI na qual já fez todo o levantamento necessário, validações e protótipos, esta forma de fazer review se torna útil ainda ? Outra pergunta seria, esta abordagem de review pode ser feita durante todo o projeto? Ao longo das sprints ela não pode ir perdendo a eficiência ?

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solução!

Pedro, tudo bom?

Sim, muito válida. Por mais que a equipe de UX tenha trabalhado só quando o usuário utilizar o sistema saberão se aquilo que tinham como hipótese para resolver o problema foi realmente efetivo.

A Review Meeting é uma cerimônia do Scrum. Ela deve acontecer sempre ao final de cada Sprint, e vai demonstrar aquilo que foi construído e entregue na Sprint.

Se estiver adotando o Scrum ela faz todo o sentido. É nessa reunião que o incremento é validado, recebemos o feedback dos stakeholders, verificamos se os critérios de aceitação foram cumpridos, etc. Ela é um ponto de verificação, e a cada Sprint tende a ser mais eficiente, tanto pelo melhor entendimento de todos do framework Scrum, quanto do andamento do projeto. Em geral, se vê nessas reuniões o avança dos incrementos compondo o produto. O que é sempre muito bom para a equipe que constrói quanto para os stakeholders que idealizaram e operacionalizaram aquele sistema.

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