1
resposta

Reutilizar uma variável ou utilizar o Inplace = True?

Olá! Eu costumo utilizar o Inplace = True quando quero realizar uma mudança em definitivo, entretanto, gostaria de saber se isso não é o mais correto e, caso não seja, se reutilizar a mesma variável para "salvar" as informações seria o único caminho. Grato desde já pessoal!

1 resposta

Boas Leonardo! Tudo bem? Espero que sim.

Utilizar o inplace é uma forma elegante de salvar as modificações em um DataFrame, mas não é o único caminho. Reatribuir o valor à mesma variável pode ser útil em muitos casos.

Por exemplo, se eu quero eliminar uma coluna, posso fazer tanto:

dados.drop('nome_da_coluna', axis=1, inplace=True)

Quanto:

dados = dados.drop('nome_da_coluna', axis=1)

A grande diferença entre usar o inplace e reutilizar a variável é que usando o inplace, a função não retorna nada, apenas aplica as mudanças; e usando a reatribuição nós temos como retorno o dataframe.

Em alguns casos, será mais conveniente usar um do que o outro. Pessoalmente eu gosto de usar o inplace pois deixa o código mais limpo e elegante. Normalmente uso da seguinte forma, quando faço alterações simples no DataFrame, uso o inplace, e quando é uma modificação maior, costumo criar um novo DataFrame para, se for o caso de refazer a mudança, eu não ter que apagar o código.

No caso de apagar uma ou várias colunas, por exemplo. Vou criar um novo DataFrame dados_colunas_selecionadas, e trabalhar com ele.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!