1
resposta

Reuniões de Scrum mais "importantes"

Estou fazendo parte de um time ágil e gostaria de entender melhor sobre as reuniões do time. Existe alguma ordem de reuniões dentro do time? Digamos que meu projeto seja totalmente novo, por qual reunião devo começar?

Já tenho uma noção das reuniões de grooming, dayli meeting, sprint planning e sprint planning meeting.

Obrigado.

1 resposta

Ei, Davi. Eu penso o seguinte: deve-se começar pela Sprint: Ela é a principal reunião do SCRUM, porque aqui estão contidas todas as outras. O Time-Box do SCRUM pode ser variado de equipe para equipe. Geralmente dura entre 1 a 4 semanas. No decorrer do Sprint é gerado um release – sendo uma versão utilizável do produto . Na Sprint existem as reuniões de Planejamento, Retrospectiva, Revisão da Sprint, reunião Diária e todo o desenvolvimento em si. A Sprint é fechada, ou seja, o que foi planejado deve ser executado, porém podem acontecer erros no planejamento, o que atrapalha de acordo com os erros das tarefas, resultando em algumas atividades do projeto que não se concretizam. O que é colocado na Sprint não deve ser retirado ou trocado. Tarefas novas, por exemplo, não devem ser alocadas, isso tem o intuito de manter a Sprint sempre organizada sem danificar, por assim dizer, o planejamento. Caso a Sprint seja cancelada, somente o Product Owner poderá fazer este cancelamento. Podem varias os motivos para isto, como o cancelamento do projeto ou mudança de tecnologias entre outros.