2
respostas

Reuniões de Grooming durante a interação (sprint) é bom ou ruim?

As reuniões de refinamentos, para de tratar de outras histórias para as próximas sprints, podem ser executadas durante a sprint? ou seja, a equipe é interrompida durante a interação, qual é o impacto disso? é uma boa prática ou não? Obrigado.

2 respostas

As reuniões de refinamentos, para de tratar de outras histórias para as próximas sprints, podem ser executadas durante a sprint, ou seja, a equipe é interrompida durante a interação?

Sim, se esse tempo já estava previsto na sprint anterior

Qual é o impacto disso?

Se já estava definido nenhum. "O acordado não sai caro".

é uma boa prática ou não?

Geralmente não. Infelizmente esse tempo nem sempre estava no "cronograma".

Temos que lembrar que o trabalho da Sprint tem um fluxo contínuo e que é paralelo ao projeto em si. Explico, apesar de estarmos em uma time boxing da Sprint temos um projeto para entregar. Assim, como citado, faz parte do nosso trabalho discutir e refinar as histórias de forma geral para que elas possam ser melhor priorizadas. Isso também vai ajudar no entendimento antecipado do problema que a equipe vai resolver em alguns ciclos. Uma tática que já usei foi definir um total de 6 horas de trabalho, com duas para essas eventualidades. Com o tempo fomos ajustando isso para 7-6 horas dependendo da equipe. Ajudou bastante.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software