3
respostas

Reunião em pé: principais motivadores

Esperava da opinião do Instrutor qual o motivo das reuniões serem em pé.

Passar informações sobre o andamento do projeto e eventuais impedimentos para toda a equipe também podem acontecer em reuniões com todos sentados.

Entendo com as pessoas em pé temos os seguintes principais motivadores:

1)Facilita a passagem do TOKEN entre as pessoas; 2)As pessoas falam o essencial e são mais diretas quando estão em pé; 3)A dispersão é reduzida em função da posição do corpo. Sentadas as pessoas relaxam mais e tendem a ser mais prolixas.

Procede meu entendimento?

3 respostas

Isso mesmo Marcelo! Retirar as pessoas de uma posição de conforto faz com que elas sejam mais diretas, levando a todas essas vantagens que você mencionou.

As reuniões em pé procuram propiciar algo que sentadas é bem difícil, que é a proximidade entre membros. Quando as pessoas estão próximas elas tendem a sentir que devem contribuir para a discussão do assunto em pauta.

Por experiência própria, em reuniões sentadas, o que o interlocutor da reunião ou cargo mais alto definir será o planejado dali em diante.

É um método mais democrático e que visa a solução colaborativa dos problemas, não importando seu cargo e sim suas ideias.

Me atrevo a dizer que equipes que usam tais métodos para resolver suas questões, passam a desenvolver maior sinergia e a respeitar mais a liderança. Aquelas que não, passam a se dividir entre si e a trazer mais um problema.

Uma dica que deixo, como Scrum Master (SM) em uma empresa de tecnologia, é alternar o host da reunião. Ou seja, a cada dia, um membro do time inicia a mesma e passa a palavra para os demais. Dessa forma, evita-se que a reunião pareça de status, do time para o Líder/Gestor/SM (quem geralmente inicia a reunião). Enfatizando que a mesma é e deve ser: do time, para o time. Outra dica, para evitar que o time "enjoe", é alterar - de vez em quando - o final da mesma, que pode ser com uma piada, uma pergunta fora do contexto de trabalho ou um alongamento. O time pode contribuir com ideias para o final da reunião.