3
respostas

Reunião de Revisão - final das Sprints que não terão algo funcionando para mostrar.

Como acontece quando no final de uma sprint, na reunião de revisão, ainda não há o que mostrar funcionando para que o cliente possa aprovar ? Pois somente haverá algo funcionando ao final da terceira sprint.

Nesses casos, o que é mostrado ou dito ao cliente?

3 respostas

Não tem o que fazer, uma vez que o objetivo principal da cerimônia é apresentar a DEMO. Faça uma boa retrospectiva para avaliar o porquê de não ter entregue o planejado. Planeje melhor a SPRINT que irá iniciar e busque fazer melhor.

Ok. Mas eu não estou colocando como um atraso do time. Estou me referindo a situações nas quais não é possível ter algo que se possa mostrar funcionando em algumas das sprints devido ao tamanho do que é necessário se fazer. Sendo que em 4 semanas não seria possível ter algo para ser exibido funcionando.

Arnaldo, nestas situações tente quebrar esta entrega que parece ÉPICA em coisas menores. O ideal é que o feito, caiba em 1 sprint. O SCRUM acaba estimulando a arte de simplificar as coisas. Quem sabe com um pouco de "queimação de mufa" o time não consiga pegar isso e transformar em entregas menores e desta forma, conseguir mostrar as entregas de forma incremental.?