Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Reunião de retrospectiva muito rápida

Prezados, começamos a utilizar em minha organização algumas das boas práticas do Scrum na área de infraestrutura de TI. Embora não seja usual nesta área o time tem dado feedbacks positivos acerca da melhoria do ambiente de trabalho e produção.

Nossa sprint tem duração de 2 semanas, percebo que as reuniões de revisão são claramente bem aproveitadas, ou seja, é possível ver o time empolgado para visualizar e apresentar as entregas, mesmo que o cliente seja a Diretoria de TI ou a área de desenvolvimento. (não raro o time box de 2 horas é atingido), entretanto as reuniões de retrospectiva tem sido cada vez mais rápidas e pouco empolgante (e sei que estamos longe de não ter como melhorar) , podem nos dar dicas ou instruções de como estruturar (rerstaurar) tais reuniões ? ou como o passar no tempo isso é inevitável ?

1 resposta
solução!

Olá Reginaldo,

existem alguns fatores que podem fazer com que as pessoas percam o engajamento na retrospectiva. Vou te dar algumas sugestões sobre o que pode estar acontecendo e uma dica do que poderia ser feito. Ai vocês conseguem investigar e tomar uma ação do que fazer para a retrospectiva ser proveitosa.

Aparentemente esse time começou a trabalhar com agilidade a muito pouco tempo pelo que você descreveu. O que pode estar acontecendo é que o time não é tão maduro com os princípios ágeis e se sente desconfortável na reunião de retrospectiva para realmente apontar os reais problemas que eles estão percebendo. Já vi casos de pessoas que se sentiram com medo de levantar assuntos delicados justamente com medo de sofrer uma represália depois. Nestes casos, o facilitador da retrospectiva poderia começar a reunião com uma atividade de Energizer, que faz as pessoas relaxarem e se sentirem mais confortáveis na reunião. Depois dessa dinâmica rápida, ai sim puxar uma atividade de Retrospectiva mesmo, só que na medida do possível sendo anônimo para as pessoas se sentirem confortáveis de falarem abertamente sem medo. Por exemplo, se a retro escolhida envolvedor colar um post-it no quadro, não obrigar as pessoas a colocarem o nome e o facilitador que cola os post-its no quadro, para justamente ninguém saber quem foi que apontou aquilo.

Se não for este o cenário, outra coisa que pode estar acontecendo é que você já fizeram uma quantidade razoável de retrospectivas, só que todas no mesmo formato de apontar coisas boas e ruins. Quando repetimos a mesma reunião várias vezes, em geral os mesmo problemas acabam sempre aparecendo, pois o time em toda retrospectiva está sempre tendo o mesmo ponto de vista. Isto faz com que as pessoas passem a perder o engajamento na retrospectiva. Aqui tem um post de um blog bem legal de agilidade que fala sobre isso. Para isto não acontecer, precisamos estar sempre mudando o formato da retrospectiva. Por exemplo, os Energizers que comentei acima são muito interessantes para dar uma outra cara para a reunião. Outra coisa que pode ser feita é se o time é muito novo, existem retrospectivas para ajudar na construção do seu time, os Team Building. Ou então ao invés de discutir problemas momentâneos, tentar discutir um pouco sobre o futuro do time, o Futurespective. Fora outras n formatos de retrospectiva que estão sendo criados na comunidade que fogem do padrão pontos positivos e negativos.

Outra coisa que você pode fazer é convidar alguém de fora do time (até da empresa se possível) para facilitar a reunião. As vezes, chamando alguém experiente com agilidade e que não está envolvido com o dia a dia do seu time fará uma reunião bem diferente do usual e puxará discussões bem profundas com o time dados que ele não terá uma visão "viciada".

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software