Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Retrospectivas

Como ponto de partida para deixar uma reunião menos monôtona eu faria algo diferente. No caso, ao invés de só ficar mostrando slides eu usaria de dinâmicas para que as pessoas interajam da forma correta, por exemplo: Se estou mostrando os problemas que algumas práticas estão tendo na equipe eu mostraria uma questão com o seguinte enunciado: "Qual problema você acha que a equipe está tendo?" e colocaria alternativas, onde somente 1 é a correta. E faria com que as pessoas que estão na reunião respondessem. Assim que respondessem eu perguntaria para cada um o por que que achavam que a alternativa que escolherá é a certa. Assim, as pessoas podem ficar engajadas na reunião. Após isso, no momento de perguntar a solução, eu poderia fazer uma brincadeira de sorteio, na qual, a pessoa sorteada teria que dizer uma potencial solução para o problema. Assim, outro sorteio aconteceria para que uma pessoas questionasse a solução. A partir deste segundo sorteio, a reunião poderia ficar livre para que as pessoas explanassem suas opniões e assim, chegar a um concenso. No final, definir um plano de ações e dar um resumo por e-mail.

1 resposta
solução!

Oi Felipe!

Achei suas ideias muito criativas e envolventes! Tornar uma reunião mais interativa é uma excelente maneira de manter todos engajados e garantir que a comunicação seja eficaz. A sua proposta de usar perguntas e sorteios para estimular a participação ativa é bastante interessante.

Para complementar, você poderia considerar começar a reunião com uma breve atividade de quebra-gelo para deixar todos mais à vontade. Além disso, usar ferramentas digitais como Mentimeter ou Kahoot pode tornar essa dinâmica ainda mais interativa e divertida, especialmente se a reunião for online.

Outra dica é garantir que todos tenham a oportunidade de falar, talvez utilizando um "bastão da palavra" virtual ou físico, para que cada pessoa tenha seu momento de contribuir. No final, como você mencionou, é essencial definir um plano de ação claro e enviar um resumo por e-mail para reforçar os pontos discutidos e as decisões tomadas.

Espero ter ajudado e bons estudos!