Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Retrofit e ROOM

Ola tudo bem...

Eu estou vindo da programação Java para Android... e nos meus projeto eu sempre utilizei a Retrofit para as requisições para a API e ROOM para a database, entretanto andei pesquisando a respeito e vi que ate existe um pacote da Retrofit para o Dart porem a ROOM não encontrei, mais acabei encontrando o Floor que e bastante parecido.

Gostaria de saber se não seria interessante a demonstração dessas ferramentas, e se elas seriam uma boa escolha de implementação nos meus projeto futuros ou não.

1 resposta
solução!

Olá, Gustavo, tudo bem?

É ótimo saber que você está explorando novas ferramentas. A jornada de descobrir novos horizontes sempre traz aprendizados valiosos.

Quanto à transição para o uso do Room, você está no caminho certo. Ainda que o Flutter não ofereça uma implementação direta do Room, há alternativas disponíveis. Uma delas é o Floor, que você mencionou anteriormente. Inclusive na própria documentação é mencionado que é inspirado no Room e oferece uma abstração semelhante para o SQLite, algo equivalente ao que o Room realiza no contexto Android.

A decisão de adotar ou não essas ferramentas em seus futuros projetos depende, principalmente, das suas necessidades específicas. Se seus aplicativos envolvem múltiplas requisições de API e interações com um banco de dados local, o Floor é uma boa escolha.

Por outro lado, se suas exigências são mais simples, talvez os próprios pacotes integrados do Flutter possam suprir suas necessidades. Por exemplo, o pacote http é ideal para requisições de rede, enquanto o sqflite é indicado para interações com o SQLite.

Espero que ter ajudado.

Continue se dedicando aos estudos e ao aprimoramento das suas habilidades, para consolidar os conhecimentos adquiridos.

Caso surja alguma dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!