1
resposta

Retorno do tipo "PrintWriter"

Olá pessoal, boa tarde.

Há uma dúvida, que sempre tenho, quando me deparo, com uma situação como mencionada abaixo, no trecho do código " PrintWriter out = resp.getWriter();"

Sei que "resp.getWriter()" , retorna um tipo "PrintWriter", não compreendo a lógica desse retorno, e o papel da variável "out"

protected void service(HttpServletRequest req, HttpServletResponse resp) throws IOException  {

     PrintWriter out = resp.getWriter();

     out.println("<html>");
     out.println("<body>");
     out.println("oi mundo parabens vc escreveu o primeiro servlets");
     out.println("</body>");
     out.println("</html>");


     System.out.println("o servlet OiMundoServlet foi chamado");





}
1 resposta

Olá Sandy, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

A variável out é apenas um nome de referência para o objeto PrintWriter. Podemos fazer o uso de outro nome válido, mas é comum usarmos out porque está relacionado à saída (output) do servlet.

Sobre o comportamento do código, a linha PrintWriter out = resp.getWriter(); é responsável por obter o objeto PrintWriter associado à resposta do servlet e armazenar este objeto na variável out. O objeto PrintWriter é uma classe em Java que fornece métodos convenientes para imprimir dados formatados em um fluxo de caracteres.

Pense no objeto PrintWriter como uma caneta e no fluxo de saída como uma folha de papel. A variável out é a forma que temos para segurar essa caneta. Você pode usar a caneta (out) para escrever qualquer conteúdo na folha de papel (fluxo de saída), que será enviado de volta ao cliente como resposta.

Assim os comandos out.println("<html>"); e out.println("oi mundo parabens vc escreveu o primeiro servlets");, estão escrevendo as tags HTML e o texto dentro delas para o fluxo de saída.

Então, quando o servlet terminar de processar a solicitação, o conteúdo escrito com PrintWriter será enviado de volta ao cliente como parte da resposta HTTP. Nesse caso, o cliente verá o HTML gerado pelo servlet em seu navegador.

Vale ressaltar que, o out presente na linha: System.out.println, é um método da classe System que envia a saída para o console padrão. É comumente usado para depuração ou para exibir informações no console durante a execução do programa. Embora ambos tenham nomes semelhantes, eles são contextos diferentes. A variável out no início do código está relacionada à resposta do servlet, enquanto System.out.println está relacionado à saída no console durante a execução do programa.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software