1
resposta

Retorno de dados como Array ou Objeto?

Minha dúvida é, quando vou retornar dados do banco para minha view, é melhor retornar esses dados como array ou como objetos?

Ex: Em uma página que tem um formulário, estou editando os dados de um usuário, cada campo input vai retornar os valores do banco em cada input é melhor fazer $row->campo (como objeto) ou asssim $row['campo']?

Outro exemplo: Em uma página que eu tenho uma lista de posts de um blog com imagem do post, titulo e descricao, melhor fazer $row->campo (como objeto) ou asssim $row['campo']?

Existe alguma boa prática que diz, é melhor retornar os dados como objeto ou que é melhor retornar como array? Ou em qual caso devo usar cada um? E qual a maneira mais comum mais utilizada é retornando como array ou objetos?

Obrigado.

1 resposta

Danilo, boa tarde!

Cara isso vai depender do que for mais claro para sua leitura e o que foi combinado com a equipe, você verá que frameworks como o Laravel retornam um objeto da seguinte maneira

$livro->titulo;

Então se vocẽ quiser já se acostumar com essa sintaxe, seria bom usar objetos, isso pois ele de fato representa um objeto do mundo real, agora, caso o retorno do banco de dados seja uma lista de livros pode ser um array, e cada item do array é um objeto que representa um livro.

Eu espero ter ajudado e bons estudos!