Olá, tudo bem?
Aqui está a segunda parte do resumo sobre Teste de Usabilidade, aqui eu citarei os tipos de Teste de Usabilidade e como aplicar.
Tipos de Teste de Usabilidade
Existem vários tipos de Teste de Usabilidade, cada tipo possui suas características, vantagens e desvantagens, porém, citarei apenas alguns deles.
Teste de Usabilidade moderado
O Teste de Usabilidade moderado é aplicado com a presença dos profissionais no mesmo local em que o usuário estará, ou seja, enquanto o usuário estiver usando o produto, o moderador e o observador estarão presentes no local e supervisionarão a interação, o moderador dará orientações ao usuário e o observador observará a interação e coletará os dados.
Teste de Usabilidade não moderado
Ao contrário do teste moderado, o Teste de Usabilidade não moderado é aplicado sem a presença dos profissionais e o usuário ficará sozinho no local enquanto usa o produto.
Como os profissionais não estarão presentes no mesmo local que o usuário, o usuário não receberá orientações durante a interação com o produto, pois terá que usar o produto e realizar tarefas na interface por conta própria, enquanto suas interações são gravadas para os profissionais analisarem.
Para interagir com o produto, o usuário usará um programa e esse programa dará as tarefas à esse usuário, pois esse programa terá tarefas pré-determinadas para o usuário realizar.
Teste de Usabilidade exploratório
O Teste de Usabilidade exploratório é um tipo de teste que tem como objetivo coletar dados da opinião dos usuários em relação ao seu produto.
Nesse teste, o usuário terá que dar opiniões e debater sobre o seu produto, falando o que ele acha do seu produto.
Como aplicar?
Para aplicar o Teste de Usabilidade, será necessário seguir alguns passos, pois eles são essenciais para o sucesso do seu produto.
1- Defina o objetivo do teste
O primeiro passo é definir o objetivo do teste, ou seja, você terá que definir o objetivo do teste e o que deseja alcançar.
Os objetivos terão que ser específicos, pois você terá que pensar no que exatamente você deseja testar, por exemplo, testar um botão ou um texto.
Para definir o objetivo, será necessário avaliar a situação em que o seu produto se encontra, por exemplo, se ele ainda está sendo desenvolvido ou se já foi lançado.
Se o seu produto está em desenvolvimento, esse é o momento ideal para aplicar o teste para coletar os dados e assim, fazer as devidas correções caso necessário.
Ou se o seu produto já está pronto e já foi lançado no mercado, você pode aplicar o teste para ver o que precisa ser melhorado ou atualizado.
Você também terá que pensar no porque de estar aplicando o teste e o que deseja alcançá-lo no longo prazo com o produto, por exemplo, aumentar a taxa de conversão de uma página.
2- Escolha qual tipo de Teste de Usabilidade você vai aplicar
O segundo passo á ser seguido é escolher qual tipo de Teste de Usabilidade você vai aplicar.
Você deverá escolher entre a versão moderada, não moderada, exploratória e entre outros.
Cada tipo de teste possui suas vantagens e desvantagens e o tipo certo de Teste de Usabilidade para você aplicar vai depender do seu objetivo.
3- Elabore o script do teste
Outro passo à ser seguido é elaborar o script do teste.
Um script é um documento que contém informações sobre ações que deverão ser realizadas por você e pelo usuário durante o teste, é por meio do script que você vai orientar o seu usuário, requisitando ações e coletando feedbacks.
4- Convide pessoas
O próximo passo é convidar pessoas para participar do teste.
Essa etapa vai exigir cuidados, pois você não pode convidar qualquer pessoa.
Quem convidar?
Você deverá convidar pessoas que representam o público-alvo do produto ou pessoas relacionadas às suas personas.
Se o seu produto ainda está em desenvolvimento, o ideal é convidar pessoas relacionadas à persona da sua marca.
Se o seu produto já foi lançado, você pode convidar pessoas que representam o público-alvo do produto.
Quantas pessoas convidar?
Segundo Jakob Nielsen, da Nielsen Norman Group (NN/g), o ideal é convidar 5 pessoas para o teste, pois com 5 pessoas já é possível encontrar cerca de 80% dos problemas de usabilidade, pois se você convidar mais pessoas, menores serão as chances de encontrar novos problemas no produto e as chances de encontrar problemas repetidos aumentarão, pois as pessoas tendem à se comportar de maneira similar uma das outras ao usarem o produto.